Páginas

sábado, 19 de março de 2016

Secretaria de Saúde de Guamaré implanta o Núcleo de Prevenção a Violência na Infância e Adolescência.

30a

A Secretaria Municipal da Saúde de Guamaré implantou o Núcleo de Prevenção a Violência na Infância e Adolescência (NPVIA) no Município. O ato segue as normas de Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, que estabeleceu diretrizes e responsabilidades institucionais de cada ente da Federação visando minimizar o impacto dos acidentes e das violências com medidas inerentes à promoção da saúde e prevenção de agravos externos.

Além de normas e portarias a nível nacional, foi considerado a aprovação do Plano Municipal da Saúde de Guamaré exercício 2014/2017 pelo Conselho Municipal de Saúde, incluindo como meta a formalização dos Núcleos de Prevenção de Violência nos serviços de saúde do Município de Guamaré instituindo assim, o Núcleo de Prevenção à Violência na Infância e Adolescência – NPVIA no Município. Onde o Núcleo de Prevenção à Violência na Infância e Adolescência – NPVIA será a equipe de referência da Unidade de Saúde responsável pela organização para a superação da violência e promoção da cultura de paz.

O NPVIA além de outras atribuições importantes criará estratégias para fortalecer o cuidado ampliado e integral das pessoas em risco ou situação de violência, utilizando o dispositivo de projeto terapêutico singular e as tecnologias de cultura de paz. Promovendo fóruns de discussões e reuniões locais, que tenham como objetivo a prevenção da violência e a promoção da saúde e cultura de paz, entre outros.

Serão formados dois NPVIA, um contemplando o centro urbano de Guamaré e as comunidades circunvizinhas, tais como: Salina da Cruz, Ponta de Salina, Morro do Judas, Lagoa Seca, Assentamento Lagoa de Baixo, Mangue Seco I e II e Lagoa Doce e, o outro, o Distrito de Baixa do Meio e comunidades circunvizinhas, tais como: Assentamentos Umarizeiro, Encruzilhada, Santa Paz e Santa Maria III.

Cada NPVIA será formado por quatro profissionais que atuem diretamente na atenção básica da área de abrangência do seu respectivo Núcleo.

Sem comentários:

Enviar um comentário