Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2016

Artistas assinam manifesto e fazem ato contra impeachment de Dilma.


Mais de 1.200 escritores e profissionais da área editorial assinaram manifesto “pela defesa dos valores democráticos e pelo exercício pleno da democracia em nosso país”. O documento tem assinaturas de Chico Buarque, Antonio Candido, Slavoj Zizek, Leonardo Padura, Raduan Nassar, Aldir Blanc e Milton Hatoum, entre outros.

Até o momento, são 1.267 signatários. O manifesto foi lançado na página do Facebook “Escritores e profissionais do livro pela democracia” e pede a mobilização de profissionais da área nas ruas “pela resistência ao desrespeito sistemático das regras básicas que regem a sociedade de direito”.

O texto faz questiona ainda a “indesejada tomada de partido por setores do Poder Judiciário”.

“Não podemos imaginar a livre circulação de ideias em outra ordem que não seja a da diversidade democrática, gozada de forma crescente nas últimas décadas pela sociedade brasileira, que é cada vez mais leitora e tem cada vez mais acesso à educação. Ainda podemos nos recordar facilmente dos tempos obscuros da censura às ideias e aos livros nos 21 anos do regime ditatorial iniciado em 1964”, diz o manifesto.

Um dos idealizadores do movimento, o livreiro Daniel Louzada, escreve que o setor tem que se posicionar contra “listas negras” e ameaça de boicotes de artistas, no momento em que o debate político se polariza no país.

Na noite de segunda (21), o grupo “Teatro pela democracia” promoveu ato na Fundição Progresso, espaço cultural na Lapa, região central do Rio, para se posicionar contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Nós, artistas, que desempenhamos papel histórico fundamental na resistência à ditadura militar, não faltaremos com nossa contribuição em um momento como o que se apresenta. Não se trata de partidarismo. O fazer político não pressupõe filiações institucionais”, diz o manifesto divulgado pelo grupo.

Com o auditório cheio, o ato teve participação do ator Gregório Duvivier (também signatário do manifesto dos escritores) e da poeta Elisa Lucinda, entre outros.

Folha Press

Sem comentários:

Enviar um comentário