Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

Secretaria de Assistência Social e o NUCA realizam o Seminário Ser Adolescente.

DSC_0057
Nesta terça-feira (22), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o Seminário Ser Adolescente tendo por Tema: “Guamaré garantindo os direitos do adolescente nas políticas públicas”.
DSC_0021
DSC_0143
O seminário Ser Adolescente foi a culminância de todo processo realizado ao longo desta Edição do Selo UNICEF – 2013/2016. Consolidando um espaço de diálogo entre governos, organizações que trabalham com essa faixa etária e, principalmente, com os próprios adolescentes. O seminário contou com debates, palestras e grupos de discussão acerca da garantia dos direitos do adolescente nas políticas públicas no município. Para a realização do mesmo, contamos com a participação das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde, Esporte e Lazer.
DSC_0082
DSC_0076
O seminário deu início com o credenciamento dos adolescentes oriundos da rede de ensino, grupos religiosos, culturais e a participação dos profissionais das secretarias envolvidas. Após o credenciamento, a Secretária Municipal de Assistência Social e articuladora municipal do selo UNICEF, Marisa Rodrigues da Silva realizou a abertura do seminário dando as boas-vindas a todos os participantes, enfatizando a importância do processo das ações realizadas pelo NUCA, voltadas para o aprendizado bem como para o exercício da cidadania, a participação social e política dos mesmos debatidos e discutidos  com a efetivação do Seminário Ser adolescente.
DSC_0052
DSC_0177
Ainda na abertura, também fizeram o uso da palavra a Secretária Municipal de Educação a Dra. Cinthya Miranda, representando o Secretário de Saúde a enfermeira Gabriela Solano, o instrutor do PROERD policial Laurindo, a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação Especial – NUMEESP, Glaydimar Pereira e o representante dos Adolescentes presentes Leonilson Oliveira. Em seguida, a Conselheira dos Direitos da Criança e do Adolescente Sayonara Morais, apresentou o papel e a importância do CMDCA na garantia dos direitos da Criança e do Adolescente.
DSC_0062
DSC_0187
Logo após, o NUMEESP através do grupo de deficientes auditivos apresentou uma belíssima pantomima acerca das desigualdades sociais. Em seguida, o instrutor do PROERD ministrou a palestra sobre a adolescência livre das drogas e violência, sensibilizando e ofertando um espaço de discussão visando contextualizar a temática da drogadição alertando sobre os riscos pertinentes a essa faixa etária.
DSC_0095
DSC_0091
 No segundo momento, após o almoço, foram desenvolvidas as oficinas que abordaram as temáticas relacionadas a garantia dos direitos no âmbito das políticas públicas da Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, onde os adolescentes discutiram junto aos facilitadores de cada setorial, levando-os a produção artística através de poemas, cordéis, desenhos que retrataram os direitos garantidos aos adolescentes por cada política participante do seminário.
DSC_0015
DSC_0205
O encerramento do seminário, deu-se por intermédio das apresentações artísticas produzidas nas respectivas oficinas, na qual teve por finalidade a produção de uma cartilha que  será produzida e distribuída na rede de ensino e nos equipamentos de atendimento ao adolescente.
DSC_0181
DSC_0186
DSC_0207

Sem comentários:

Enviar um comentário