Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O município de Jandaíra é um canteiro de obras inacabadas e prédios públicos abandonados.


Mais de 11,2 milhões conveniados e 8,6 milhões em recursos liberados. Quem abre o site do Portal da transparência e observa os valores liberados pelo Governo Federal para a Prefeitura Municipal de Jandaíra, por meio de convênios, imagina que o município, de apenas 6,8 mil habitantes, realmente, é um oásis. 

Mas, ao chegar à cidade pela BR 406, estrada que liga Natal a Macau, basta uma rápida olhada para despertar de uma miragem. Logo na entrada da cidade, sentido Natal/Macau, a obra do estádio de futebol está paralisada. Do outro lado, a obra do posto de saúde permanece inacabada. Um pouco mais adiante, uma praça e a obra de urbanização da entrada do mesmo jeito.

Na mesma praça, encontra-se a Escola Municipal Prefeito José Assunção Costa. A fachada da escola é o retrato do caos em que se encontra a educação do município. Em 2009, Jandaíra foi o quarto pior município do Estado na avaliação do IDEB e em 2011 ficou sem nota nas séries finais do Ensino Fundamental.    

Se pegarmos a primeira rua à direita, encontramos uma quadra esportiva completamente deteriorada e o clube, onde era realizada a festa mais tradicional da cidade (Fest Melão) abandonado com o mato crescendo por todos os lados.

Continuando a caminhada, chegamos a um dos mais tradicionais parques de vaquejas do Mato Grande, o Parque Severino Ramos. O retrato do parque é ainda mais impressionante, durante anos, foi o parque mais bonito da região, porem, por falta de manutenção, parece um curral com uma pista no meio.

Voltando um pouco para o lado, encontramos a obra de uma creche modelo, iniciada no ano de 2008, com valor liberado de mais de um milhão de reais, inacabada, servindo de criatório para o mosquito da dengue.

Caminhando até o centro da cidade, a praça que fica por trás da Secretaria de Ação Social está completamente acabada. Apenas as árvores resistiram ao abandono. Do outro lado da cidade, a obra onde seria uma praça de eventos ficou na calçada.

Nos distritos a situação não é diferente. Em Tubibal, a praça da igrejinha, construída há poucos anos, também por meio de convênio foi destruída pela prefeitura. No Assentamento Santa Inês, a obra de pavimentação da única rua do povoado, pra variar, também está paralisada há cerca de um ano.

O desfile de obras inacabadas e prédios públicos abandonados é um contraste ao volume de recursos recebidos pela Prefeitura Municipal por meio de convênios com a União. Mesmo levando em consideração apenas os valores liberados, não é preciso ser especialista em edificações para perceber que a quantia daria para concluir todas as obras e realizar outras. 

Comparando os valores com os recebidos por outros municípios, Jandaíra tem mais volume de recursos e menos serviços realizados. O município de João Câmara, por exemplo, que fica na mesma região e tem uma população seis vezes maior, recebeu, em convênios, apenas 6,4 milhões de acordo com o portal da transparência.

Comparando os valores conveniados pela prefeitura de Jandaíra com os valores de prefeituras de outros municípios do mesmo porte, os de Jandaíra superam vários municípios do Estado em mais da metade. Mesmo assim, as fotos abaixo comprovam que Jandaíra é um canteiro de obras inacabadas e prédios públicos abandonados.



Estádio de futebol: Obra inacabada.



 Posto de Saúde: Obra inacabada.


 Praça na entrada da cidade: Obra inacabada.


  Escola Municipal pref. José Assunção Costa: Prédio deteriorado, a fachada é o retrato do abandono.



 Clube Municipal: Prédio abandonado.



 Quadra de Esportes: Prédio abandonado.



 Parque de Vaquejadas: Abandonado.




 
 Creche modelo: Obra inacabada.



 Praça do centro: Abandonada.


 Praça de eventos: Obra inacabada.



Calçamento de Santa Inês: Obra inacabada.


O Espaço vazio abaixo é a imagem da praça de Tiubibal, como não tem mais praça...


















Fonte: Blog Jandaíra News com Wendell Câmara

Sem comentários:

Enviar um comentário