Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Em Jandaíra, paciente com apendicite é diagnosticado com verme e ambulancioterapia virou lotação.



Garota de 7 nos foi ao hospital com apendicite e recebeu receita de medicamento para verme. 


A onda de denuncias contra o sistema de saúde pública do município de Jandaíra está ganhando força. Os últimos fatos chamaram a atenção da população pela gravidade e pura falta de bom senso.

A estudante Daniela Rosa Gomes (7) foi levada ao hospital, pelos pais, sentindo fortes dores no lado direito do abdômen. O diagnóstico médico não revelou a gravidade do problema. A paciente recebeu uma receita recomendando remédio pra verme, mas o problema era inflamação no apêndice.

A mãe da estudante contou que as dores continuaram cada vez mais fortes e procurou encaminhamento ao Hospital Regional de João Câmara. Em João Câmara, a apendicite foi identificada e a necessidade de cirurgia foi urgente, mas ainda havia outro problema: a paciente não era cadastrada no Sistema Único de Saúde e não possuía o cartão do SUS.

Diante da gravidade, a paciente foi encaminhada ao Hospital Maria Alice Fernandes, passou por intervenção cirúrgica e ficou sete dias internada. Após o susto, a mãe da menina criticou o atendimento no hospital de Jandaíra. “Esses doutores que tem aqui, agente não confia. Em Jandaíra, nem o cartão do SUS pra ser atendido num hospital melhor agente tem. Quase que eu não conseguia encaminhar a minha filha pra Natal”.



Ambulacioterapia virou lotação.


Como se não bastasse à precariedade no atendimento local, o serviço de remoção de pacientes está se transformando em serviço de lotação. Uma moradora do distrito de Arueira, contou que levou o filho com o braço quebrado para o posto de saúde. 

Segundo ela, os profissionais que lhe atenderam se negaram a fazer a remoção da criança afirmando que teria que esperar outros pacientes aparecerem para completar a lotação do veículo. Enquanto isso, o menino teria que esperar sofrendo com o braço quebrado. Só depois de muita confusão e protesto da mãe, o filho, finalmente, foi removido.


Outros casos


A onda de denúncia contra o sistema de saúde, em Jandaíra, começou no início deste mês por meio das redes sociais quando o comerciante João Maria Nunes, insatisfeito com o atendimento questionou os serviços oferecidos na unidade mista de saúde.

A dona de casa Isabel de Pedrinho também foi obrigada a procurar atendimento em outra localidade. A filha dela estava com uma perna inchada, sentindo dores e dificuldade para caminhar. Em Jandaíra, o médico passou apenas um remédio acompanhado de compressa, mas como a filha não melhorou, por conta própria, a dona de casa levou a filha a João Câmara onde fez um Raio X e engessou a perna.

4 comentários:

  1. Infelizmente esse é o fantástico mundo de Fábio Marinho. É uma pena, mais ta acabano grassas a Deus.

    ResponderEliminar
  2. Aposto se essa pobre criança estivesse nesta mesma situação em outro período sem ser no período eleitoral, VOCÊS (bicudos) não tinham nem se preocupado!!!!
    Alias vocês nem saberiam, pois existe "alguns" que só aparecem em 4 em 4 anos...
    Nessa época de Política se alguém aparecer com uma unha encravada a culpa é do Prefeito!!!
    Deixem de besteira, será que todos não percebem que publicam isso por causa da política!!!
    Porque o blog também não faz uma matéria e mostra as casas que os jandaírenses ganharam?! tenho certeza que coisas boas não irão faltar!!!
    Sinceramente vocês são muito baixos, e pensam que o povo é ingênuo, na realidade a ingenuidade são o que vocês fazem, falam e pensam...

    ResponderEliminar
  3. Primeiramente, "grassas a Deus" não se escreve com "ss" e sim "graças" com "ç". Depois, já que o blog trata-se de um mecanismo de comunicação público e democrático, gostaria de retificar algumas informações. O Sistema Único de Saúde, apenas lembrando não encontra-se em crise apenas em Jandaíra, ou outro município qualquer na região. A crise do SUS está acontecendo nacionalmente, em especial no Estado do Rio Grande do Norte como se observa nas várias reportagens locais. Além disso, importante ressaltar que ao passo que muitas vezes a saúde ou qualquer outra política pública passa por problemas, faz-se necessário ressaltar às várias coisas boas que estão sendo realizadas pela saúde de Jandaíra, dentre elas: todos as equipes de Estratégias de Saúde da Famílias estão funcionando com equipe básica (médico, dentistas e enfermeiros); atualmente, a secretaria de saúde financia um projeto importantíssimo de prevenção: o projeto qualidade de vida ministrado por uma profissional de Educadora Física de segunda a sexta; todas as gestantes que procuram os serviços de saúde estão realizando em dia o pré-natal e ainda contam com a parceria da Assistência Social - CRAS com os Grupos sócio-educativos para gestantes com várias palestras e entrega de kits, entre outras ações que não caberiam aqui. Em suma, acredito que fazer política não é - apenas - apontar as falhas e difamações, mas sim apontar propostas e sugestões de melhoria para o município e o povo no geral. Termino por aqui. Uma boa tarde!

    ResponderEliminar