Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Lisandra explica motivos do seu afastamento de Jandaíra e lamenta comentários equivocados sobre sua visita a cidade.


A notícia da visita da enfermeira e professora universitária, Lisandra Rodrigues, a cidade de Jandaíra, nesta última quarta feira (19), provocou a revolta do filho do candidato a vice-prefeito, Arthur Luini. Os motivos da ira foram alguns comentários da enfermeira sobre a situação da saúde pública local em entrevista concedida ao blog do Eurípedes Dias.

O comportamento “truculento” do filho do candidato a vice-prefeito da candidatura situacionista revela a forma como os gestores tratam aqueles que ousam manifestar alguma crítica a atual gestão. Arthur Luini classificou como “maquiavélicas” as colocações de uma enfermeira profissional com competência reconhecida e um amplo curriculum na área de saúde.  

Sobre os comentários da enfermeira, ele afirmou: “Respeito à opinião de todos, até porque temos nossa liberdade de expressão garantida pela Constituição da República Federativa do Brasil. Data vênia a opinião daquela pessoa, mais o que vejo aqui é um jogo político maquiavélico onde tenta-se a qualquer custo denegrir a imagem da atual gestão do município de Jandaíra”.

O filho do vice-prefeito também questionou os motivos do afastamento da enfermeira do município: “Ao ler essa reportagem, me surgiram algumas dúvidas, dentre elas as seguintes: Por que aquele pessoa que se dizia amar tanto a cidade de Jandaíra não apareceu em nenhum momento em Jandaíra ao longo desses 8 anos? Por que só apareceu apenas agora no período das eleições municipais? Com base em que aquela pessoa sustenta lamentável o estado da saúde do meu município? Existe algum interesse pessoal dessa pessoa em denegrir a imagem da saúde do município?”




Lisandra comentou situação da saúde como profissional da área, mas suas colocações foram interpretadas pela situação, que repudia críticas, como ato político. 


Em contato com a produção do Blog Jandaíra News, Lisandra afirmou que não acha necessária alguma resposta ao filho de Iranildo Alexandre, mas disse que, por consideração aos seus amigos e ao público com o qual trabalhou no município, resolveu escrever sobre os questionamentos publicados nos blogs da cidade.


Confira as explicações de Lisandra enviadas à redação do Blog Jandaíra News.

É importante ressaltar que só a mudança estrutural não traz resultados. Houve mudança no hospital, pintura no posto de Arueira, mas é necessário que haja um investimento na qualificação profissional para melhoria na qualidade do investimento prestado. Na época do Sr. Silvano, tínhamos capacitações e atualizações periódicas o que refletia na qualidade do serviço e diminuição dos encaminhamentos ao especialista.

Em primeiro lugar, quero colocar que, antes de qualquer comentário ao meu respeito, que fique claro, que não faço parte de jogo politico, muito menos maquiavélico. respondi a algumas perguntas que me foram feitas pela oposição a gestão atual da mesma forma que responderia se fosse "entrevistada " pela situação.

Esclarecendo dúvidas publicadas nos blogs locais, o meu "desaparecimento" da cidade de Jandaíra, se deu por força maior (realização do Mestrado, doença do meu pai seguido de óbito, doença da minha mãe dentre outros...). Como já foi dito trabalho no PSF de recife com 40 horas semanais, além dos plantões do SAMU (1 noturno SAMU terrestre e 1 diurno SAMU aéreo), e as aulas em especializações nos finais de semana, ficando difícil sair de RECIFE percorrer 402 KM, chegar a jandaíra para rever amigos e voltar no dia seguinte. A possibilidade maior seria nas férias (como de fato esta sendo agora).

Seria interessante saber um pouco mais de mim e de minha história antes de tecer comentários ao meu respeito. Não costumo me afastar de pessoas que gosto, a não ser que haja, como já disse, motivo de força maior.

Mesmo distante recebo noticias da "terrinha", que apesar de não ter nascido nela, me considero jandaírense, pelo serviço de relevância pública que prestei as pessoas desta cidade, que inclusive vale salientar perpassa os limites da politica partidária.

Só por curiosidade converse com algumas pessoas da "nação Bacurau" daquela época, e certifique-se de minhas palavras... Dr. Arthur; eu sou muito mais do que um gancho político, sou Lisandra Rodrigues, respeitada pelo meu trabalho e compromisso... Não me confunda!

Concluindo a resposta dos seus questionamentos no que se refere a meu respeito: Não tenho a menor intenção em denegrir a imagem do município, muito menos a da saúde. Tenho enorme respeito e consideração pessoal pela secretária de saúde atual (Daguia), e para sua surpresa, DR. Arthur, tenho interesse sim, mas é de colaborar com a implementação e consolidação dos princípios e diretrizes do SUS em jandaíra.

Em relação as minhas lamentações, elas se referem a alguns indicadores a que tive acesso nos instrumentos de divulgação (blogs), conversas com pessoas da situação e da oposição, não precisa ser técnica em saúde para lamentar não, como por exemplo, o número de casos de dengue, óbito infantil por dengue hemorrágica, a descontinuidade do processo de educação permanente em saúde, descontinuidade da assistência a paciente na alta complexidade, dentre outros... Espero ter esclarecido suas dúvidas e me coloco a disposição para esclarecimentos.

Lisandra Rodrigues.

Fonte: Jandaíra News

Sem comentários:

Enviar um comentário