Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Jandaíra: DEPOIS DE 8 ANOS A CIDADE RECEBE A ENFERMEIRA LISANDRA DE BRAÇOS ABERTOS

Em uma visita a Sala de Vacina do Hospital, ao lado de Finha
 Hoje o dia começou cedo e com uma ansiedade maior do que nos ultimos dias... iria acompanhar o retorno de uma velha amiga a Jandaíra. Apos 8 anos Lisandra me pediu para acompanha-lá nesta visita. 

A viagem foi tranquila, apesar dos 160KM/h que nos acompanhou durante toda viagem (a menina corre viu...), a ansiedade de chegar ao lugar onde a mesma relata que foi muito feliz foi atenuada pela conversa sobre a situação atual do município. Surpresa, Choro de uns, sorriso de outros, abraços apertados, apertos de mão sinceros, lembranças de momentos vividos juntos, foi tanta coisa que pude perceber a medida que adentravamos a cidade e íamos encontrando as pessoas. Situação/oposição... a pergunta era a mesma: "Lisandra, Quando você volta a trabalhar em Jandaíra? sentimos muito a sua falta". Já era sabido do quanto que Lisandra significou para Jandaíra, mas poder acompanha-la no retorno a cidade foi fantástico. 

Durante a uma breve entrevista ficou muito claro a importância de jandaíra na vida desta "criatura".

Euripedes: Como você se sente voltando a Jandaíra depois de tanto tempo?

Lisandra: Feliz... reencontrando parte de mim...fui muito feliz aqui... aprendi nesse tempo em que vivi e convivi em Jandaíra, lições para a vida toda. Alem de gostar de verdade das pessoas desta cidade, é muito bom ser bem recebida em TODAS as casas que cheguei independente de opção partidária. Isso devo ao meu compromisso com a população de jandaíra e a qualidade do meu trabalho realizado.

Euripedes: Onde você esta morando e o que esta fazendo da vida profissional?

Lisandra: Morando em Recife, sou funcionária pública com dois vínculos do Município de Recife atuando no PSF e no SAMU e ministro aulas na Universidade.

Euripedes: Qual o motivo da sua saída de Jandaíra?

Lisandra: Na eleição de 2004 o prefeito da época  (Sr.Silvano), não foi reeleito,  e o prefeito que assumiu em 2005 (Sr. Fábio Marinho) dispensou os meus serviços.

Eurípedes: Existe Vinculo seu com a cidade de jandaíra?

Lisandra: Além dos amigos que deixei, ainda sou uma cidadã Jandaírense... Ainda sou eleitora de Jandaíra.

Euripedes: Existe a possibilidade de termos você como enfermeira em nossa cidade mais uma vez?

Lisandra: Olha Eurípedes, vários fatores interferem nessa possibilidade, dos meus vínculos públicos poderia pedir licença sem vencimento por ate quatro anos, e os outros fatores são meramente políticos, ou seja, seria necessário que o futuro prefeito tivesse interesse em me trazer de volta.

Eurípedes: Então se não houvesse o entrave politico envolvido, se você não fosse demitida em 2005 por questões poliíticas você ainda estaria em Jandaíra?

Lisandra: Na época (2005) era casada com Wendell Câmara (filho do ex prefeito), e acho que esse foi o motivo da demissão. Lamento muito por tudo isso, me apaixonei por "jandaíra" ou melhor pelas pessoas de Jandaíra e senti muito a saída... Não levaram em conta na época a qualidade do meu trabalho, que ta bem claro pra quem quiser ver: é só me acompanhar numa visita como a de hoje. Saí de Jandaíra com o coração apertado... querendo ficar...

Eurípedes: Como é voltar a cidade apos 8 anos e encontrar várias denuncias sobre a qualidade do atendimento do Hospital?

Lisandra: Lamentável... é muito ruim saber que não deram continuidade a alguns projetos implantados, que muito do que foi feito não foi valorizado e para muitos esquecido. É muito Fácil criticar agora fazendo alusão a 8 anos atras, mas convido a quem esqueceu do que foi feito e critica o trabalho da saúde a passear um pouco pelos indicadores de saúde da época (2000 á 2004), e perceber a mudança significativa no modelo de assistência curativista para o preventivista. 








4 comentários:

  1. me lembro muito de lizandra pense numa emfermeira de primeira . temos que trazer ela de novo para jandaira .

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde!!!!
    Como essa moça sair de Pernanbuco e fala que não veio em interrese de polita...Que vergonha...O povo de Jandaira é muito burro se cair nesse papinho..Se o emprego dela é tão bom lá o que ela foi fazer aii?ela quer um emprego no Hospital de Jandaira..Pq ela não voltou antes para ver os velhos amigo como ela diz...?Voltou faltando menos de 20 dias para a eleição,isso prova que ela não veio ver amiguinhos ou coleguinhas ela veio pedir voto para o partido 22 que vergonha para essa enfermeira q não é tão boazinha....Ninguém ta lembrado qd ela mandava no Hospital de Jandaira os Remedios chegava e ela guardava na casa dela só dava por cara qd as pessoas iam na casa dela pedir remedio ela dizia q estava faltandoo só dava pra quem era Bicudo,Juntamente com o coordenador de Saude....Agora povo Jandairense Pense bem antes de vota...Isso é um lobinho coberto com pele de Carneiro...Cuidadooooooooooooooooooo fica o recadoo

    ResponderEliminar
  3. ki lindaaa lembro muito bem de lizandra mim acompanhoau durante minha gravidez nunca esqueci de vc foii uma das melhores infermeira de jandaira

    ResponderEliminar
  4. ki linda mim lenbro muito bem de vc mim acompanhou durante minha gravidez e foii uma das melhores infermeira de jandaira

    ResponderEliminar