Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Transposição: Rio Piranhas receberá águas da transposição do São Francisco em 2017.



As águas da transposição do Rio São Francisco estão previstas para chegar ao rio Piranhas (PB) em dezembro de 2017, conforme confirmou o Ministério da Integração Nacional ao Portal Delta Caicó.O Rio Grande do Norte será um dos estados beneficiados pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco, juntamente com Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Embora as obras do Projeto Rio São Francisco não cruzem o Rio Grande do Norte, a água do Velho Chico percorrerá os canais do Eixo Norte até chegar ao rio Piranhas (PB) previsto para dezembro de 2017 e em seguida, será transportada naturalmente até o reservatório Armando Ribeiro Gonçalves (RN). O Projeto de Integração do Rio São Francisco, composto de 477 quilômetros, é divido em dois Eixos: Leste e Norte.

As obras físicas necessárias à passagem da água do Eixo Leste já foram finalizadas em dezembro de 2016. A água do Velho Chico já está percorrendo as estruturas e vai beneficiar a população de Monteiro (PB) no primeiro trimestre deste ano e seguirá pelo rio Paraíba até Campina Grande (PB).

Em junho de 2016, a empresa Mendes Júnior, responsável pela execução da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do projeto, comunicou ao Ministério da Integração Nacional incapacidade financeira para continuar cumprindo os dois contratos celebrados Imediatamente, foi iniciada a substituição da empresa em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU). 

A alternativa mais adequada foi uma licitação por Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Essa modalidade de licitação oferece maior celeridade a escolha da nova empresa da obra e, consequentemente, à conclusão dos serviços.

O edital de licitação da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco está disponível nos sites do Ministério da Integração Nacional e do portal Compras do Governo Federal (ComprasNet). A previsão de abertura das propostas e assinatura do contrato é no decorrer do mês de fevereiro.

As demais etapas (2N e 3N) desse eixo estão em ritmo final de construção, com 93,10% de avanço físico das obras. O Eixo Norte está previsto para ser finalizado no segundo semestre deste ano, após finalização das estruturas necessárias para passagem da água do rio São Francisco. A expectativa é atender o reservatório Jati (CE) em agosto, e a Região Metropolitana de Fortaleza, em setembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário