Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Jamaica perde ouro de 2008 e Brasil herda o bronze no atletismo; potiguar Vicente Lenilson conquista sua 2ª medalha olímpica.



Uma grande mudança na história do atletismo aconteceu nesta quarta-feira. Depois de refazer os testes de doping do corredor Nesta Carter, o Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou a medalha de ouro do revezamento masculino 4×100 metros da Jamaica nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Com isso, Usain Bolt perde o recorde de ter conquistado três medalhas de ouro em três Olimpíadas seguidas e o Brasil herda o bronze.

A reanálise das amostras de Carter testou positiva para a substância proibida Dimetilamilamina, um vasoconstritor que aumenta a capacidade pulmonar. Com isso, o Comitê Disciplinar do COI decidiu retirar o ouro da Jamaica.

Carter, com 22 anos na época, participou da primeira qualificatória e da grande final, conquistada pelos jamaicanos. O corredor participou ao lado de Bolt, Asafa Powell e Michael Frater, conquistando a marca de 37s10.

Campeão dos 100m, 200m e revezamento 4×100 nas Olimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, Bolt agora será “apenas” bicampeão na prova em equipes, perdendo feito de alcançar o tricampeonato em três provas diferentes em três Olimpíadas.

Com a punição, a medalha de ouro irá passar para o quarteto de Trinidad e Tobago (38s06) e a prata, para os atletas do Japão (38s15). A notícia também beneficia o Brasil, que ficará com o bronze da prova (38s24).

O quarteto brasileiro formado por José Carlos Moreira, Bruno Lins, Vicente Lenílson e Sandro Viana seguirá o mesmo caminho que a equipe brasileira feminina da prova, já que as brasileiras também herdaram o bronze de Pequim após as campeãs da Rússia caírem no doping.

A 1ª medalha olímpica de Vicente Lenilson

O revezamento 4×100 m do Brasil ganhou a medalha de prata na Olimpíada de Sidney, em 2000, na Austrália, e o gosto que deixou no ar foi de um gol decisivo numa Copa do Mundo de Futebol.

Claudinei Quirino, Vicente Lenílson, André Domingos e Edson Luciano Ribeiro subiram ao pódio de uma maneira muito especial, nos Jogos em que os brasileiros não conseguiram ouro em nenhuma modalidade.

Com informações do portal Terra, com Gazeta Esportiva 

Sem comentários:

Enviar um comentário