Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Livro que resgata a chegada de Pedro Álvares Cabral ao RN é lançado nesta sexta-feira (11), na Praia do Marco


Nesta sexta-feira (11), às 16h, na Praia do Marco, foi lançado o livro “Arraial do Marco: nosso Porto Seguro” escrito por Tânia Maria da Fonseca Teixeira. A obra tem como objetivo resgatar a importância histórica da tese segundo a qual a expedição de Pedro Álvares Cabral aportou primeiramente em terras potiguares. A praia do Marco está localizada na divisa dos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso, litoral norte do RN.

A obra se baseia nos indícios e teses do folclorista Câmara Cascudo. Ele reflete sobre a corrente marítima que poderia ter desviado Cabral de sua rota para as Índias e do pesquisador potiguar Lenine Pinto sobre o tempo gasto pela esquadra de Cabral entre o arquipélago de Cabo Verde e Porto Seguro, no sul da Bahia.

Rico em mapas e ilustrações, o livro conta ainda sobre a importância estratégica do local para a expansão marítima do século XVI. A Costa de Touros era parada obrigatória para o abastecimento de água pelas caravelas que ligavam Portugal ao hemisfério Sul.

Com o passar do tempo, o “Marco” foi transformado no “Santo Cruzeiro do Marco” pela população da região. O monumento foi retirado da praia há quase 40 anos e levado para Natal, onde se encontra atualmente em exposição na Fortaleza dos Reis Magos. O ato gerou insatisfação entre os moradores da localidade.  O esforço para a valorização e devolução do “Marco” para seu local de origem fez a autora estudar e pesquisar sobre a História do Rio Grande do Norte, tendo como resultado o livro.

“Arraial do Marco: nosso Porto Seguro” também será lançado em Natal no dia 22 de abril, a partir das 17 horas, na Livraria Saraiva do shopping Midway Mall.  O evento conta com o patrocínio do grupo Serveng Energia e apoio do CERNE – Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia e do SEERN – Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN.

Lançamento do livro “Arraial do Marco: nosso Porto Seguro”
- Dia 11 de abril de 2014, à partir das 16h na Praia do Marco – São Miguel do Gostoso/Pedra Grande, RN
- Dia 22 de abril de 2014, à partir das 17h na Livraria Saraiva do Shopping Midway Mall, Natal, RN

Fonte Folha de Pedra Grande

Sem comentários:

Enviar um comentário