Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Consórcio Intermunicipal SIM - Sertão e Mar, composto por Jandaíra e mais três municípios, foi selecionado a nível nacional pelo MAPA e vai participar de Projeto Piloto com apoio do Governo Federal.




Consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Surgiram como forma de superar as dificuldades operacionais de municípios e possibilitar a legalização e comercialização de produtos agroalimentares. Os municípios constroem, por meio de estratégias de cooperação, instrumentos para racionalização econômica e administrativa e para superação de dificuldades relacionadas à execução de serviços públicos.

A Prefeita Marina Dias, sabedora da importância dessa estrutura para fortalecer as cadeias produtivas do nosso Município, não mediu esforços e juntamente aos Municípios de Guamaré, Galinhos e Pedro Avelino, instituiu o Consórcio Intermunicipal para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), viabilizando, dessa forma, a regulamentação dos Produtos de Origem Animal nos quatro municípios. Participaram do processo de formação do Consócio, nosso Secretário de Agricultura, Francisco Melo, a colaboradora Adriana Lucena e os demais setores da gestão para construção e consolidação desse grande projeto coletivo para promover desenvolvimento local e regional.

Na constituição do consórcio a Prefeita Marina assumiu a Vice-presidência, assumindo como Presidente o prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes. O agrônomo Joseraldo do Vale assumiu a diretoria administrativa do consórcio, instituído em assembleia remota, no último dia 18 de maio.

Destacou emocionada a Prefeita Marina Dias Marinho, da importância dessa conquista para nossos agricultores familiares e produtores rurais, que merecem toda atenção, respeito e apoio e nunca se cansará de buscar melhorias para o município, em especial para quem mais precisa. Ressaltou, ainda, da gratidão a todas as pessoas envolvidas nas etapas deste processo desde os Vereadores e Procuradores dos municípios, funcionários e técnicos das Secretarias, o apoio fundamental do Sebrae RN e do MAPA, representado pela Dra. Sonia Nunes e a articulação da FETARN.

Após esse primeiro momento de conquista coletiva o consórcio receberá apoio direto do MAPA para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fez divulgação nesta sexta-feira, 29, dos Consórcios contemplados no projeto de apoio do Ministério. O Projeto Piloto visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país.

Sem comentários:

Enviar um comentário