A secretaria municipal de saúde, através da coordenação de vigilância em saúde, vem a público esclarecer algumas situações em relação a captura, notificação e testagem de paciente suspeito para covid-19 no nosso município.
É do conhecimento da maioria dos populares que o vírus está ativo e comunitário no município e no país. As equipes de saúde trabalham incansavelmente no enfrentamento da pandemia, a Unidade Mista está em funcionamento 24h para receber os suspeitos, como também a realização de busca através da equipe de epidemiologia municipal onde é seguido os protocolos dos órgão sanitários como Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde através de notas técnicas.
Para a realização de triagem por teste rápido temos que seguir critérios clínicos e estar em grupos de prioridades, que são formados por:
Profissionais de saúde;
Profissionais da segurança;
Moradores da mesma residência que os profissionais de saúde e da segurança;
Idosos com idade de 60 anos ou mais;
Moradores de rua ;
Portadores de doenças crônicas;
Cuidadores de idosos e instituições de longa permanência.
Todos esses acima citados, estando no 10° dia após o 1° dia de sintomas podem ser testados.
Temos também o diagnóstico por RT-PCR através de coleta de secreção nasofaringe por Swab, coleta essa que deve ser realizada, rigorosamente, entre o 3º e 8º dia do início dos sintomas. Esta conduta é usada para suspeitos que identicamos em tempo viável para poder ocorrer o diagnóstico, onde se emprega em todos os pacientes que se enquadram na hipótese mencionada.
Esclarecemos que o município não adota outras formas de testagem e manejo na saúde, apenas as já citadas acima.
Ressaltamos, ainda, que até os dias atuais todos os pacientes atendidos, que estão enquadrados nos critérios, foram e estão sendo acompanhados de acordo com protocolos clínicos dentro do princípio da equidade.
Por fim, reforçamos que a melhor forma de conter a proliferação do vírus é o distanciamento social e que para obtermos sucesso precisamos da compreensão de todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário