Em
comemoração ao Dia do Consumidor, o consultor financeiro do programa Consumidor
Consciente, Conrado Navarro, entrevistou Marco Aurélio Alves, membro associado
do BrasilCON – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor e
editor do blog “Defesa do Consumidor”.
Segundo Marco, o consumidor
recorre pouco aos seus direitos por falta de informação, “quando um cidadão
tiver problema na aquisição de algum produto ou serviço o primeiro passo
que deve ser tomado é procurar a empresa com qual ele fez um negócio e está se
sentindo lesado, para comunicar o que aconteceu.
Quando a empresa não estiver
disposta a ouvir, é necessário recorrer ao judiciário”, adverte. Ele ressalta
também que existem quatro direitos fundamentais que devem ser garantidos aos consumidores,
são eles: o direito de ter produtos e serviços com segurança, o direito à
informação, o direito à opção e o direito de ser ouvido. Lembrando sempre que
os cidadãos devem ter a consciência de consumir apenas dentro das suas
possibilidades e necessidades.
FONTE: MERCADO.COM
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