Euripedes Dias

terça-feira, 13 de março de 2012

JANDAÍRA: Presidente da Câmara Anuncia Resultado da Coleta de Assinaturas Sobre Mudança da Feira, Mas Encaminha Decisão Para o Gestor Municipal

Presidente da Câmara anuncia resultado da coleta de assinatura


A seção plenária da Câmara Municipal de Vereadores de Jandaíra teve inicio nesta noite, dia 12 de março lotada de populares com muita expectativa sobre o verdadeiro rumo da mudança do dia da feira, se fica no domingo ou passa para o sábado. O Presidente da Câmara Vereador Manoel Marcone Bezerra (PSDB) abril a seção pedindo licença da presidência para usar a tribuna e anunciar o resultado da coleta de assinatura sobre a mudança do dia da feira realizada ontem domingo.

O Vereador ao anunciar o resultado, defendeu sua posição a favou da mudança, mas não seria ele e nem nesta noite que a decisão seria tomada e acordando com os demais vereadores falou que respeitando o resultado da coleta de assinaturas encaminharia no dia seguinte o resultado ao gestor, no caso o Prefeito Fabio Marinho e a casa esperaria o projeto de Lei vir agora do Executivo Municipal. O resultado foi o seguinte: participaram e assinaram 363 pessoas, dos quais 201 assinaram pelo SIM (mudança para o sábado) e 162 assinaram pelo NÃO (permanência do domingo).

Já os vereadores Raimundo Farias (PMDB), Maria da Conceição (PPS) e Neto Martins (PP) reclamaram que diversas pessoas das comunidades rurais não sabiam ou não tinha informação concreta que tinha que trazer o documento de identidade para participar das assinaturas. Os demais vereadores, Vereador Missa (DEM) afirmou ser a favou da mudança, mas respeitaria a posição da maioria da população, os demais ainda não se posicionaram e que votariam de acordo com a opinião da maioria da população.

"Acho que a casa deveria dar mais espaço e tempo para ouvir mais a população, porque muita gente dos distritos mim falaram que não iam votar porque não sabia que tinha que trazer a identidade, poque não dar pelo menos um dia a cada comunidade pra opinar", afirmou vereadora Conceição usando da palavra na seção.

OPINIÃO DO BLOG: Quero que nosso leitor fique a vontade para expressar sua opinião, mas quero concordar com os vereadores que indagaram sobre a participação da zona rural no processo de coleta de assinatura, primeiro porque consideramos que esta decisão é extremamente importante porque mexerá com a vida social, econômica e política de todos os jandairenses. Mas uma pergunta básica, porque o nobre vereador Marcone não apresentou o projeto de Lei na casa a parti da consulta ali divulgada por ele mesmo?

Com todo respeito as pessoas que foram assinaram e participaram, mas sabemos que assim como o gestor tem a prerrogativa de encaminhar qualquer projeto de Lei a casa, qualquer vereador também assim o tem, segundo o vereador apresentou como justificativa encaminhar ao gestor dento em vista existir no projeto de lei impacto econômico para o município orientado pela assessoria jurídica da casa, então nós perguntamos ao nosso leito, e a responsabilidade de qualquer mudança econômica, social e política é só do gestor? na nossa compreensão ela é conjunta e principalmente da casa legislativa.

Respeitamos as diversas opiniões, mas concordamos que vindo da autoria da própria Câmara de Vereadores ou agora vindo do Gestor precisamos ter mais mecanismos de esculta dos diversos seguimentos da população e não só do seguimento dos comerciantes locais.

Presentes no Plenário 

Vereador Raimundo Faria reclama da falta de maior participação dos distritos 
 FONTE: BLOG DO JOCELINO DANTAS

2 comentários:

  1. è valido esta consulta a população mais acho que nao ficou esclarecido para toda a população o verdadeiro motivo da mudança nao é o descanso e o lazer do funcionário que trabalha no comercio não que os comerciantes estão interessados mais sim o nao cumprimento da lei de pagar a hora extra do sabado e domingo aos mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É qual seria o verdadeiro motivo caro comentarista anonimo?

      Se os motivos aqui já debatidos e argumentados foram, tais como:

      O DESCANSO, O LAZER, não somente dos comerciantes como também dos trabalhadores que tem o direito ao descanso e lazer, com seus familiares, poderem curtir seus filhos e poderem ir a almoços em família, pegar uma praia e por ai vai..., porque também não admitir os encargos extras que são gerados, com gastos de horas extras, energia etc..., encargos estes que no final quem paga a conta e o nós consumidores porque estará embutidos nos preços das mercadoria.
      Acho sim que a consulta foi importante para esclarecimentos e poder beneficiar todas as classes, desde os comerciantes como também a população de modo geral.

      Excluir