Euripedes Dias

quinta-feira, 15 de março de 2012

Horizonte-CE elimina América-RN da Copa do Brasil 2012


No jogo da "volta" da primeira fase, em Goianinha, o time rubro - na condição de anfitrião - venceu p Horizonte-CE no tempo normal por 2 a zero, gols de Soares e Wanderley.

Porém, como no jogo da "ida", no Ceará, o Horizonte havia vencido o América também por 2 a zero, o resultado forçou a definição de quem segue adiante nos pênaltis - e aí deu Horizonte por 4 a 2 (o América errou um chute e "telegrafou o canto" de outra cobrança).

Com isto, o Horizonte eliminou o América e se classificou para a próxima fase do certame - onde terá pela frente ou o Coruripe-AL ou o Palmeiras-SP (no jogo de "ida", em Alagoas, deu Palmeiras, 1 a zero; a "volta" será no dia 22, em São Paulo).

O jogo

O placar adverso de 2 a zero na "ida" forçava o América a vencer por 3 a zero (e, se fosse o caso, precisando fazer mais 2 gols a cada tento marcado pelo adversário) para seguir adiante na Copa do Brasil. E, desta forma, os rubros potiguares trataram de pressionar desde o primeiro instante - quando Jairo recebeu de Júnior Xuxa da direita e arriscou chute a gol, forçando o goleiro do Horizonte a tirar a bola "de tapa" para escanteio.

Os cearenses, de sua parte, com o empate (e mesmo a derrota pela contagem mínima) favorecendo a classificação, jogaram com o "regulamento sob o braço", valorizando os contra-ataques - o Horizonte, quanto decidia ir ao ataque (por sinal, não muitas vezes) sempre mostrava perigo à zaga americana. O jogo, desta forma, se manteve bastante movimentado ao longo do primeiro tempo, com vantagem para o América por usar as laterais (via Wanderson, pela esquerda, e particularmente a direita, via Norberto) com efetividade, mantendo pressão sobre o visitante - os cearenses, por sinal, perderam Hércules aos 30 minutos de jogo, expulso.

Foi nessa pressão que o placar foi aberto. Aos 33 minutos, após confusão na área, Norberto ganhou de um marcador, invadiu a área e arriscou chute; o goleiro defendeu mas soltou a bola, e Soares aproveitou a sobra para completar para o fundo das redes. América, 1 a zero.

Dadas as circunstâncias, o Horizonte tratou de ficar ainda mais na defensiva - mas não promoveu substituição alguma nesse sentido até os 11 minutos da etapa complementar e passou a fazer, dentro do possível, um pouco de "cera" a cada interrupção.

O América teve, aliás, o domínio do segundo tempo, mantendo a pressão - o Horizonte quase não atacou. Aos 22 minutos, o time da casa amargou a expulsão de Márcio Passos - e as duas equipes voltaram a ficar em igualdade quanto ao numero de atletas em campo. Aos 30, Wanderley recebeu cruzamento da direita e escorou de cabeça no "segundo pau" - bola no fundo das redes, América 2 a zero. Porém, tal placar forçava uma decisão nos pênaltis para saber qual time seguiria adiante na competição. Os rubros insistiram com Norberto, Jairo, Wanderson, André Beleza e Wanderley ao longo dos mais de 15 minutos finais (o jogo seguiu até os 48 minutos) - sem sucesso. Final no tempo normal, América 2 a zero.

Nos pênaltis, Wanderley espirrou a bola longe, e o goleiro do Horizonte defendeu cobrança de Wanderson, enquanto Norberto e Cleber converteram suas cobranças para o América; já pelo lado do Horizonte, Elanardo, Jean, André Cassaco e Vanderlei converteram suas cobranças. Placar final dos pênaltis, Horizonte 4 a 2.

América 2 x 0 (2 x 4) Horizonte-CE

América
Fabiano; Norberto, Cléber, Edson Rocha, Wanderson; Márcio Passos, Nata, Jairo, Júnior Xuxa (André Beleza); Lúcio (Wanderley) e Soares (Isac).
Técnico: Roberto Fernandes

Horizonte-CE
Jefferson; Jó, Valter, Albano; João Paulo (D. Silva), Matheus, Hércules, Elanardo, Jhony (Jean); André Cassaco, Vanger (Vanderlei).
Técnico: Roberto Carlos

Árbitro: José Albuquerque Soares (PB)
Local: J. Nazareno (Goianinha, RN)
Renda e público: R$ 8 230,00 (829 pagantes, 394 não-pagantes)
Cartões amarelos: Márcio Passos, Júnior Xuxa, Wanderley (AME); Albano, Hércules, Jefferson, Jean (HOR)
Cartões Vermelhos: Márcio Passos (AME); Hércules (HOR)
Gols (tempo normal): Soares, Wanderley (AME)
Gols (pênaltis): Norberto, Cleber (AME); Elanardo, Jean, André Cassaco, Vanderlei (HOR)

fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário