Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

PRONTO: Cientistas belgas criam máquina que converte urina em água potável.

Coasa5oWAAQhNIq

Cientista belga bebe água tirada de uma máquina que transforma urina em água potável – FRANCOIS LENOIR / REUTERS

Uma equipe de cientistas de uma universidade na Bélgica anunciou a criação de uma máquina que converte urina em água potável e fertilizante com ajuda de energia solar, uma técnica que pode ser aplicada em áreas rurais e em países em desenvolvimento.

O sistema criado pela Universidade de Ghent usa uma membrana especial. Os cientistas afirmam que é eficiente no consumo de energia e pode ser aplicado em áreas desconectadas da rede elétrica.

– Conseguimos recuperar fertilizante e água potável a partir de urina usando apenas um simples processo de energia solar – afirmou o pesquisador Sebastiaan Derese, da universidade.

A urina é coletada em um grande tanque, aquecida com energia solar e passada por uma membrana em que a água é recuperada e nutrientes como potássio, nitrogênio e fósforo são separados.

Sob o slogan em inglês #peeforscience (#xixipelaciencia), a equipe utilizou o equipamento durante um festival de música de 10 dias em Ghent, recuperando 1.000 litros de água da urina do público.

O objetivo é instalar versões maiores da máquina em ginásios e aeroportos, mas também levar o equipamento para áreas rurais de países em desenvolvimento onde fertilizantes e água potável são escassos, disse Derese.

Como ocorreu em projetos anteriores em que a equipe que desenvolveu a máquina se envolveu, a água recuperada do festival será usada para produção de cerveja.

– Chamamos do esgoto para a cervejaria – disse Derese.

O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário