Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Prefeitura de Jandaíra mantem equipes do PSF completas. Atendimento em Arueira aumentou de um para três dias por semana.



 Posto de saúde de Arueira passou a dispor de atendimento médico 3 dias por semana...

...a população agradece. Antes, era apenas um dia por semana e muitos moradores ficavam sem atendimento. 


A Prefeitura Municipal de Jandaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantem as três equipes do Programa Saúde da Família (PSF) atendendo conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS). Para completar o quadro, o último profissional contratado pelo município foi o médico, Dr. José Antônio, para atender as comunidades de Arueira e Santa Terezinha.

Dr. José Antônio, médico do PSF... 

...aqui o médico faz um diagnóstico de hidrocele (líquido no testículo) em uma criança de apenas 2 meses. A criança foi encaminhada a um especialista para tratamento, mas o médico explicou que é um problema simples.

Dr. José Antônio substituiu a Doutora Larissa Queiroz, que não se enquadrou a carga horária de trabalho aplicada pela SMS, que é uma exigência do Ministério da Saúde. De acordo com o PSF, a carga horária exigida pelo MS é de quarenta horas semanais, condição na qual a médica não se encaixou.

Com a substituição, ganhou a população da comunidade de Arueira. Em vês de dispor do atendimento da médica em apenas um dia da semana, como era feito antigamente, terá o profissional atendendo as quarenta horas semanais.

Vitória maior ainda foi dos moradores da comunidade de Santa Terezinha que tinha um médico, pelo PSF, atendendo a cada quinze dias passou a ter os serviços do profissional uma, ou até duas vezes por semana.

Enfermeira fazendo o pré natal de uma gestante.

Na manhã desta quarta feira, o blog Jandaíra News acompanhou o atendimento no posto de Arueira. Lucicleide Trindade dos Santos, moradora da rua da igreja, trouxe a filha com 9 meses de idade para atendimento. Segundo ela, a nova agenda do posto com um médico e uma enfermeira atendendo até quatro dias por semana favoreceu a população.

De acordo com os moradores de Arueira, o atendimento no posto até o final do ano passado não satisfazia a população: “Antigamente, agente não era atendido direito. A médica só vinha um dia por semana e não tinha condições de atender todo mundo. Ficava muita gente para depois e as vez não conseguia ser atendido”. Afirmou um morador que não quis se identificar.

Jandaíra News

Sem comentários:

Enviar um comentário