Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Presidente da Câmara participa de comemoração ao Dia da Síndrome de Down



O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participou na manhã desta quinta-feira (21) do lançamento da exposição "Eu tenho Down e sou profissional", em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down. No evento, a professora potiguar Débora Seabra, de 31 anos e com síndrome de Down, fez uma palestra sobre sua vida escolar e acadêmica, explicando que nunca estudou em escolas especiais e defendendo a inclusão no sistema educacional e no mundo profissional.
"Eu quero dizer que estou muito bem lá na minha escola (onde trabalha). A gente não pode ser excluída da escola pública." Débora afirmou que sofreu preconceito de dois colegas quando estudava no Ensino Fundamental e que isso se repetiu no Magistério. "Sofri preconceito, me senti excluída", disse.
Isso não impediu que concluísse o curso e se dedicasse à carreira escolhida: "Minha família sempre me apoiou muito, tenho muito orgulho. Mas, quem escolheu a carreira fui eu. Na minha vida, eu faço tudo. Sou palestrante, professora, atriz".
Em seguida, a professora cobrou mais investimentos do governo na área cultural: "Eu fiz oficinas de teatro em 2009. Fiz o Auto de Natal. Agora a oficina está fechada. O Centro Experimental de Teatro está fechado. Tem que abrir as portas!".
Henrique Alves chamou a mãe de Débora, Margarida Seabra, ao palco, e a cumprimentou pela dedicação absoluta à filha, primeira professora formada com Síndrome de Down. "Débora Seabra é orgulho para o Rio Grande do Norte", afirmou o presidente. A exposição "Eu tenho Down e sou profissional" ficará aberta ao público até 28 de março.
Assessoria de Imprensa

Sem comentários:

Enviar um comentário