Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dilma embarca para África do Sul na quarta-feira


dilma desce
A presidente Dilma Rousseff participará na quarta-feira da V Cúpula das Potências Emergentes BRICS em Durban, na África do Sul, informou seu gabinete nesta segunda-feira.
A cúpula reunirá Dilma, o presidente chinês Xi Jinping, o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh, o presidente russo Vladimir Putin e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.
Na cúpula, os líderes devem debater a promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo, a reforma das instituições de governança mundial, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), e a segurança e a estabilidade mundiais.
Também devem avançar nas negociações para criar um novo banco de desenvolvimento liderado pelos cinco países e dedicado ao financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, assim como um fundo de reserva dos BRICS.
Após a cúpula, também na quarta-feira, os líderes do BRICS se reunirão com outros dirigentes africanos, em um seminário em torno do tema “Liberando o potencial africano: a cooperação entre os BRICS e a África em infraestrutura”.
Os BRICS tiveram em 2012 um PIB conjunto de 15 bilhões de dólares, equivalente a 21% do PIB mundial em valores nominais, segundo dados do FMI.
Seus cinco integrantes ocupam 26% da área terrestre do planeta, possuem 42% da população mundial e 45% da força de trabalho mundial.
O comércio intra-BRICS alcançou os 282 bilhões de dólares em 2012, contra apenas 27 bilhões dez anos antes.
O comércio Brasil-BRICS cresceu 7,6 bilhões em 2002, a 91 bilhões no ano passado, um aumento de mais de 1000%, segundo a presidência brasileira.
AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário