O mundo terá mais celular do que pessoas em 2013
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) publicou estimativas sobre a penetração do serviço de telefonia móvel no planeta e afirma que, até o fim de 2013, o mundo terá quase 7 bilhões de linhas ativas. Isso representa praticamente um celular por pessoa, mesmo que a taxa utilização seja muito maior em determinados locais e menor em outros.
Mais especificamente, a instituição estima que 96% das pessoas em todos os países estarão com um telefone móvel à disposição. Entretanto, o acesso global à internet não é tão favorável quanto o uso do celular. A UTI divulgou ainda que, até o fim deste ano, a taxa mundial de penetração do acesso fixo à internet deve chegar a 39% da população, pouco mais de um terço do total.
Sendo assim, 2,7 bilhões de pessoas poderão acessar a internet em casa enquanto outras 4,5 bilhões recorrem a outros meios ou não usam de forma alguma a rede. O motivo dessa baixa média mundial, segundo a UIT, é a discrepância entre os preços praticados pelo mundo.
Uma internet cara em um país pobre não é atrativa para ninguém. Assim, em países em desenvolvimento, a taxa de pessoas que acessam a internet é de 31%, quando os industrializados devem registrar 77% até o fim do ano. Já os serviços de celular, há muito tempo em operação, foram barateados em quase todo o mundo, o que pode explicar a extrema adesão.
Outro dado revelado mostra que, tanto em países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento, os homens consomem mais serviços de internet que as mulheres. Em alguns locais a diferença chega a ser de 16%.
Fonte: G1