Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Flor do Caribe: Primeira novela da Globo com imagens em 3D



Há mais de 40 anos, Affonso Beato, 71, vive dividido entre dois países. Radicado nos Estados Unidos desde 1969, “quando a ditadura militar ficou pesada e as pessoas se exilaram”, ele ainda conserva sua casa no Rio de Janeiro. Também tem dois carros, um no Brasil e outro em Los Angeles
Flor do Caribe - Produtor
Constantemente, vem ao país, seja para rever amigos, seja a trabalho. Celebrado diretor de fotografia –trabalhou nos filmes “Tudo sobre Minha Mãe” (1999), de Pedro Almodóvar, e “A Rainha” (2006), de Stephen Frears, além de outras 50 produções estrangeiras–, deu consultoria à novela “Flor do Caribe”, da Globo, que estreia nesta segunda-feira (11), às 18h.
images (5)
Não é o seu primeiro trabalho para a emissora. Ao lado de Jayme Monjardim, diretor de núcleo da nova trama, integrou a equipe de “Viver a Vida” (2008), da minissérie “Maysa – Quando Fala o Coração” (2009) e do especial de fim de ano de Roberto Carlos gravado em Jerusalém (2011).
“O Jayme é muito versátil. Faz cinema também e pediu para eu incrementar a estética da novela”, diz.
“No começo de um folhetim, a Globo sempre investe em locações extraordinárias. Em ‘Flor do Caribe’, a equipe esteve na Guatemala e eu fui com eles ao Nordeste”, diz ele, que também trabalhou no filme ainda inédito “O Tempo e o Vento”, também de Monjardim.
Ambientada em praias do Rio Grande do Norte, “Flor do Caribe” marca o retorno do autor Walther Negrão ao cenário litorâneo desde “Tropicaliente” (1994). A história é centrada no triângulo amoroso vivido por Ester (Grazi Massafera), Cassiano (Henri Castelli) e o vilão, Alberto (Igor Rickili).
Para preservar a beleza do paradisíaco cenário com céu limpo, mar, dunas, lua e sol, mesmo durante as filmagens noturnas, Affonso Beato trouxe para a novela a técnica chamada “noite americana”, comumente usada no cinema americano.
“Filma-se o dia e daí se cria, na pós-produção, a imagem de uma noite de luar. Assim, não perdemos a textura e a profundidade das locações, o que ocorreria se tivéssemos que iluminar artificialmente a noite”, explica.
Segundo a Globo, esta é a primeira vez que um folhetim brasileiro usa o artifício.
Flor do Caribe - Produção - Filmagem
Imagens em 3D também foram captadas numa basea aérea de Natal.
“A televisão é a nossa Hollywood. É o sonho que o cinema brasileiro teve em relação à industrialização do entretenimento.”
“Uma novela hoje em dia se comunica com 60 milhões de pessoas numa noite. É um fenômeno que não existe em nenhum outro lugar do mundo”, conclui o profissional, que também dá aulas na faculdade Art Center College of Design, na Califórnia.
NA TV
Flor do Caribe
estreia da novela da Globo
QUANDO segunda-feira (11), às 18h10
CLASSIFICAÇÃO não informada
Folha

Sem comentários:

Enviar um comentário