Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

RN. Mais de 21 mil casos de Dengue este ano


A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou os novos números da dengue no Estado. De 1º de janeiro até o último dia 30 de junho de 2012, o RN acumula o

Eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é única forma de prevenção. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
registro de 21.378 casos notificados da doença. Em relação ao registro de óbitos suspeitos de terem sido causados pela doença, até o momento 36 óbitos foram notificados como suspeitos, sendo que destes, seis foram confirmados, oito foram descartados e 22 estão com diagnóstico pendente. O Rio Grande do Norte possui 83 municípios com incidência alta da doença, outros 40 registraram incidência média e 38 possuem incidência considerada baixa.
A Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, ressalta que a dengue é uma doença 100% evitável e a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é a única maneira de evitá-la. “Neste período chuvoso devemos intensificar os cuidados com a manutenção e limpeza de quintais, principalmente com calhas e locais de armazenamento do lixo”. Os criadouros do mosquito têm sido encontrados principalmente nas residências, em ralos, vasos sanitários, jarros etc.
A coordenadora reforça ainda que a população deve procurar os serviços de saúde logo aos primeiros sintomas. “As pessoas devem evitar a auto-medicação e procurar os serviços de saúde para que os casos possam ser devidamente tratados e notificados”.
O Rio Grande do Norte já tem registro da circulação dos quatro sorotipos da Dengue, embora no ano de 2012 todos os casos confirmados apontam para a contaminação pelo vírus do tipo 4.
Fonte: Diário de Natal

Sem comentários:

Enviar um comentário