O Rio Grande do Norte vacinou, até o momento, 54.495 pessoas contra a covid-19.
De acordo com o RN+Vacina, 11 municípios potiguares já encerraram as doses disponíveis para a 1ª dose, entre eles: Natal, Pendências, Messias Targino, Lucrécia, Riacho da Cruz, Tenente Laurentino Cruz, Francisco Dantas, Ruy Barbosa, Rodolfo Fernandes, Ipueira, Pureza, São Bento do Norte e Coronel Ezequiel.
Considerando que o estado distribuiu 78 mil doses aos seus 167 municípios, ainda faltam cerca de 23 mil doses a serem aplicadas.
A população com maior porcentagem de imunização são os trabalhadores da saúde, que representam 90% do total de vacinados.
Seguido de idosos entre 60 a 74 anos (3,9%); acima de 75 anos (1.7%) e acima de 60 anos institucionalizados (1.18%); além de trabalhadores da educação (1.1%).
Em Natal, as 23.962 doses recebidas se encerraram na tarde de terça-feira 02, após dez dias de vacinação.
A capital estima que 2,62% de sua população foi imunizada nesse primeiro momento, um índice acima da média nacional e estadual (1,35%). Todos os 492 idosos que moram em 21 Instituições de Longa Permanência de Natal foram vacinados.
As Secretarias Municipais de Saúde aguardam agora o envio da segunda dose do imunizante para completar a vacinação. Para a Coronavac, o intervalo de recebimento da segunda dose da vacina é de duas a quatro semanas após a aplicação da primeira dose.
Para a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, o intervalo para a vacinação é de 12 semanas a partir da primeira aplicação. Questionado sobre a logística de distribuição da 2ª dose, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), informou ao Agora RN que haverá nesta quarta-feira 03, uma reunião para a discussão a respeito da logística de distribuição aos municípios da remessa para aplicação da 2ª dose da Coronavac.
Doses recebidas
O Rio Grande do Norte recebeu, até o momento, o total de 128.540 doses de vacinas contra a covid-19. Dessas, 97.040 são de vacinas produzida pelo Instituto Butantan\Sinovac (Coronavac) e 31.500 doses de Oxford/AstraZeneca.
Entretanto, foram distribuídas aos municípios um total de 78.074 doses, das duas vacinas. Isso porque 48.144 unidades da Coronavac estão reservadas para serem utilizadas na 2ª dose e outras 3.530 estão reservadas para reposição técnica caso haja perdas ou problemas com as doses.
O Ministério da Saúde prevê o estoque de 5% de cada remessa.
Sem comentários:
Enviar um comentário