Páginas

sábado, 6 de julho de 2019

Guamaré com taxa zero de homicídios no primeiro semestre de 2019

O relatório referente ao primeiro semestre de 2019 sobre os casos de violência e criminalidade, produzido e apresentado pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), traz um dado positivo para o município de Guamaré: a cidade zerou a estatística de violência, sem registrar  homicídios nos últimos 180 dias.
Os dados refletem muito mais do que os resultados da atuação conjunta das forças de segurança do município- Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que conta com total apoio da Prefeitura de Guamaré. Segundo o delegado de Polícia Civil aposentado e Secretário de Segurança, Defesa Social e Patrimonial do município, Claiton Pinho, esses números são uma projeção das políticas públicas desenvolvidas no município, nos mais diversos setores do governo municipal.
Desde a certificação com o Selo Unicef, na edição 2013/2016, o município de Guamaré vem avançando nesse sentido. A gestão municipal do então prefeito Hélio Willamy (2013/2018), apostou no trabalho intersetorial, onde várias secretarias de governo começaram a atuam em conjunto para garantir a cidadania plena, através das políticas públicas de educação, saúde, esporte, lazer, turismo e da assistência social.
Sensação de segurança nas ruas
Hoje, a sensação de segurança é visível nas ruas de Guamaré, nas comunidades e nos distritos. A diminuição na estatística de crimes, envolvendo jovens é um fator considerável para esse novo clima que toma conta da cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, onde o acesso às políticas públicas acontece já na primeira infância.
Para o Secretário de Segurança, Claiton Pinho, nenhuma das ações de segurança traria resultados, se a cidade não tivesse bons serviços públicos e ótimos índices na saúde, assistência social e na educação, por exemplo. No ano passado, a Fiocruz Pernambuco e o Conselho Federal de Medicina atestaram que Guamaré se destaca com posição privilegiada, no ranking nacional de investimento por habitante em saúde pública.
Para o prefeito Adriano Diógenes, que antes de assumir a chefia do Executivo, era Secretário de Saúde no município, o desafio é grande, mas com a colaboração e o espírito de servir da equipe de governo, associada à adesão da população aos programas da prefeitura, nas mais diversas áreas, tem sido possível avançar para melhorar os indicadores sociais do município.
Prefeitura nas Comunidades
Na atual gestão, a Prefeitura de Guamaré tem se aproximado ainda mais da população. No mês de maio passado, foi lançado o programa Prefeitura nas Comunidades, que já ultrapassou a marca de 2 mil atendimentos, com ações de saúde, assistência social, educação, segurança, esporte e lazer e educação ambiental, dentre outras políticas públicas, que chegam através dos serviços, nas comunidades mais afastadas da sede do município.

Resultado de imagem para polica militar de guamaré

Resultado de imagem para guarda municipal de guamaré


Resultado de imagem para polica militar de guamaré

Sem comentários:

Enviar um comentário