Páginas

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Parabéns Natal, 418 anos de muitas histórias e conquistas.

Vista aérea da capital potiguar (Foto: Canindé Soares)

No dia em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, a capital potiguar comemora aniversário. Por isso foi batizada de Natal. Nesta terça-feira, 25 de dezembro, a cidade completa 418 anos de história.

Resultado de imagem para fotos de natal rn

A capital do Rio Grande do Norte surgiu a partir da intenção espanhola de expulsar os franceses do litoral brasileiro no período da União das Coroas Ibéricas (1580 -1640). O rei da Espanha, Felipe II, determinou a construção de uma fortaleza para proteger a Barra do Rio Grande - como era chamado o território naquela época - e a fundação de uma cidade a uma légua da fortificação.

Resultado de imagem para fotos g1 forte dos reis magos

Também conta a história que a Espanha queria a todo custo expulsar os franceses, porque a França era uma nação inimiga do reino espanhol. E nesta época, Portugal estava sob domínio da Espanha. Primeiro os franceses foram expulsos da Paraíba; depois, do Rio Grande.

Resultado de imagem para fotos area de ponta negra Natal

Em 6 de janeiro de 1598 foi inaugurada a Fortaleza dos Santos Reis (hoje chamada Fortaleza dos Reis Magos), cujo nome faz referência ao Dia de Reis, quando se encerra o ciclo natalino. Quase dois anos depois, a uma légua da edificação, nasceu a cidade, a qual teve os limites demarcados em 25 de dezembro de 1599.

Resultado de imagem para fotos area de ponta negra Natal

Em 1633, Natal é alvo da invasão Holandesa ao Brasil e recebe provisoriamente o nome de Nova Amsterdã, em alusão à capital holandesa. Um relatório desta época registra que havia cerca de 30 casas em Natal, a maioria delas cobertas com palhas.

Atualmente

Resultado de imagem para fotos area de Natal

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Natal tem atualmente 885.180 moradores e fica entre as 16 maiores capitais do país, à frente inclusive de capitais de estados mais populosos, como João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC), com uma área de 172 quilômetros quadrados. 

O Produto Interno Bruto (PIB) da capital é de R$ 10 bilhões e a renda per capta de R$ 5.411 mil, de acordo com os dados da prefeitura.

Resultado de imagem para fotos area de Natal

Imagem relacionada

Resultado de imagem para fotos da zona norte de natal rn

Resultado de imagem para fotos da zona norte de natal rn

Resultado de imagem para fotos da zona norte de natal rn

Resultado de imagem para fotos da redinha

Sem comentários:

Enviar um comentário