Sede de quatro jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a Arena das Dunas chegou a 100% de execução após 29 meses ininterruptos de obras. Ao todo, trabalharam no estádio cerca de 4.500 operários responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 10 mil a mais do que quando o Mundial deste ano for encerrado, 21 acessos, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes.
Além disso, foram entregues ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, 1.700 vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 mx 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula as dunas potiguares.
Toda a estrutura será mostrada para mais de 200 países que poderão assistir às partidas entre México e Camarões, no dia 13 de junho, Gana e Estados Unidos (16 de junho), Grécia e Japão (19 de junho) e Uruguai e Itália, no dia 24 de junho, todos válidos pela fase de grupos do Mundial.
Para tornar realidade de Arena das Dunas, foram necessários investimentos de R$ 400 milhões por meio de uma parceria público-privada (PPP) de 20 anos com a OAS. Para isso, foi necessário um fundo garantidor no valor de R$ 70 milhões, proveniente dos royalties que o RN recebe pela exploração do petróleo no estado.
A licitação para a construção da Arena das Dunas foi concluída em março de 2011. O projeto básico foi concebido pela empresa internacional Populous Architects e apoio da Amsterdam Arena.
Fonte: Assecom-RN / fotos Canindé Soares
Sem comentários:
Enviar um comentário