Para ajudar a quitar o rombo de R$ 90 milhões que ficou como herança das despesas por conta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada entre 23 e 28 de julho na cidade, a Arquidiocese do Rio lançou uma campanha de arrecadação de doações, exibida na televisão, na rádio Catedral e no jornal “Testemunho de Fé”. Segundo a igreja, a visita do Papa Francisco trouxe muitos fiéis de volta aos templos, mas a transferência de eventos de Guaratiba para Copacabana fez o orçamento estourar.
A campanha conta com a participação de vários artistas. Todos eles cederam os seus diretos de imagem e autorais. Ao som da canção “A Montanha”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, o padre Fábio de Melo é a estrela do vídeo que está sendo exibido em canal aberto, explicando como contribuir com a iniciativa. O próximo passo da campanha, ainda em produção, é lançar um segundo, com os padres Omar Raposo e Reginaldo Manzotti.
— Estava quase tudo pronto em Guaratiba, e nós precisamos mudar para Copacabana em cima da hora. Um evento preparado durante um ano e meio para mudar em dois dias exige uma despesa muito grande, não prevista anteriormente — explicou Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, em entrevista ao site do Jornal Nacional.
Conforme nota da Arquidiocese, a campanha, que completa um mês esta semana, está na fase de auditoria das contas da JMJ. A Arquidiocese ainda tenta renegociar os R$ 90 milhões com fornecedores, com o intuito de reduzir esta dívida.
As doações podem ser feitas pelo site www.doarjmj.com.br ou pelo telefone 3003 1290 (ligação com tarifa local de telefone fixo ou celular). Os interessados também podem fazer sua doação na conta 20130-5, agência 0204, do Itaú.
O Globo
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