Os smartphones fazem cada vez mais parte do dia a dia do brasileiro. Segundo a consultoria IDC, os aparelhos responderam por 10,4 milhões dos 17,9 milhões de celulares comercializados entre julho e setembro — 90% deles equipados com Android.
O crescimento foi de 147% ante o mesmo período do ano passado e de 20% em relação ao segundo trimestre de 2013. Já as vendas de feature phones — celulares mais básicos — despencaram 33% em relação a 2012 e 5% na comparação com os últimos três meses.
“Além da redução no valor do ticket médio para os dispositivos, os grandes fabricantes que atuam no Brasil já voltam quase todo seu portfólio para este tipo de aparelho”, diz Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil.
Apesar da redução do preço ser um ponto determinante para a expansão do mercado de smartphones, não é só a venda de produtos de entrada que cresce. “Quem tem um celular básico está migrando para um smartphone de entrada e quem já tem um dispositivo com dados, está comprando um smartphone mais robusto, mais premium”, explica Munin.
Lá fora
No mercado mundial, os números também são recordes. No terceiro trimestre do ano as vendas de smartphones atingiram cerca de 468 milhões de unidades, aumento de 39% frente ao mesmo período no ano passado. No comparativo trimestral, a alta foi de 9%.
Os fatores que sustentam o crescimento são praticamente os mesmos: queda substancial no preço dos aparelhos, chegada de novos fabricantes e bom desempenho do mercado chinês, que hoje já representa mais de um terço do mercado.
A expectativa da IDC é que o mundo todo compre um bilhão de smartphones ao longo de 2013.
Olhar Digital UOL
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