Uma das arquitetas mais importantes do planeta, Zana Hadid se revoltou depois de ver seu projeto para o Al Wakrah Stadium, uma das sedes da Copa do Mundo de 2022, no Catar, ser ridicularizado na internet. Em entrevista à revista Time, ela se recusou a admitir que a arena inspirada em barcos típicos do Oriente Médio se assemelhe a uma vagina.
“É realmente vergonhoso que venham falar coisas sem sentido como essa”, disse Hadid, que fez o projeto do estádio em parceria com o escritório de arquitetura Aecom. “O que as pessoas estão falando? Quer dizer então que tudo com um buraco no meio é uma vagina? Que ridículo”, disparou.
As piadas em relação ao estádio foram iniciadas pelo site BuzzFeed e correram o mundo – o jornal alemão Bild até apelidou o local de VaginArena. Hadid, iraquiana naturalizada britânica e uma das pessoas mais influentes do mundo segundo lista feita pela própria Time em 2010, acredita que as piadas têm um cunho sexista. “Ninguém falaria nada se fosse um homem quem tivesse feito o projeto”, declarou.
A ideia da Aecom era que o estádio de Al Wakrah remetesse a dhows, pequenos barcos à vela bastante comuns no Oriente Médio. O projeto foi realizado em parceria com o escritório Zaha Hadid Arquitetos e prevê um estádio com capacidade permanente de 20 mil pessoas – durante a Copa de 2022, arquibancadas temporárias aumentarão a lotação máxima para 45 mil.
Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário