Mesmo durante período de chuvas nível da Lagoa do Boqueirão vem baixando
Mesmo durante período de chuvas nível da Lagoa do Boqueirão vem baixando

Ano a ano o nível da Lagoa do Boqueirão no município de Touros vem baixando seu manancial de forma decrescente, soma-se a essa situação o reflexo da seca que atinge todo o Rio Grande do Norte. O problema é ainda maior, principalmente para os agricultores e empresas que usam as águas do Boqueirão sem controle algum, comprometendo sua sustentabilidade para o futuro.
Com a estiagem se prolongando, os açudes e barragens secam mais depressa e em vários casos a situação é critica, aumentando ainda mais a busca da população pela lagoa. O Boqueirão de Touros, que garante água para os pequenos produtores familiares, está no ponto critico, podendo até mesmo secar em algumas partes caso seu uso indiscriminado continue sendo realizado de forma abusiva.
O Governo do Estado já estuda a real possibilidade de suspender o fornecimento d’água para grandes empresas irrigantes que sangram a lagoa com violência, retirando da mesma milhares de toneladas d’água todos os dias. Já se ventila que entre as empresas que devem suspender a retirada de água da lagoa esta a maior produtora de grama do Estado, a Itogras. A situação deve render debates e até ações na justiça, uma vez que algumas empresas dependem do manancial do Boqueirão para continuar suas atividades no setor da agro-indústria.
MOVIMENTO EM CURSO
Preocupado com os efeitos que a sangria da Lagoa do Boqueirão pode provocar no eco sistema regional, o estudante universitário José Ribamar de Medeiros, 23 anos, entrou em contato com a nossa reportagem na tarde dessa quinta-feira 21/02 para comunicar que ele, juntamente com colegas estão iniciando um movimento na internet pela preservação da Lagoa do Boqueirão. José Ribamar falou que ficou chocado com a situação da lagoa em janeiro passado durante as férias. O estudante falou para a nossa reportagem que freqüenta a lagoa há alguns anos e que vem percebendo há algum tempo a queda de volume da lamina d’água da lagoa associado a reclamação dos pequenos agricultores que se mostram preocupados com o drama ambiental que está em andamento sem que as autoridades se pronunciem sobre o caso.
(Fonte: Folha do Mato Grande)