Páginas

terça-feira, 9 de maio de 2017

Guamaré faz lançamento do “Programa Acolher”.

Resultado de imagem para programa acolher
Na última quinta-feira, 04 de maio de 17, foi apresentado no CMDCA e à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Programa Acolher, foi iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA é um fundo especial criado por lei (Decreto Municipal nº 025/2015, que regulamenta o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) para captar recursos que serão destinados especificamente para área da infância e adolescência, tendo a finalidade específica de financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos deste segmento e suas respectivas famílias.
Por meio do Edital de Apoio aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente 2016, a Fundação Itaú Social obteve mais de 300 propostas inscritas apresentadas em todo Brasil, dentre elas, foram selecionados 31 municípios, dos quais Guamaré foi selecionado, classificado e financiado para gestão do Programa na Secretária de Assistência Social e Secretaria de Educação.
O Programa Acolher tem como objetivo reduzir os índices de evasão escolar de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos. O público alvo é o mesmo acompanhado pelo Programa Municipal de Enfrentamento à Reprovação e Evasão Escolar – PES, desenvolvido pela Secretaria de Educação, e crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
O Programa foi apresentado na 49ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente pela Presidente Marisa Rodrigues, e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Cinthya Katterinny Miranda, e dos coordenadores pedagógicos: senhora Geovânia Marinho (Coordenadora Pedagógica Geral), que atualmente compõe o Conselho como representante titular da Secretaria Municipal de Educação; senhora Jacqueline Queiroz, membro suplente representante da Educação no Conselho; senhora Genúzia Leonardo (Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais); e o senhor Roberto Aguiar (Coordenador Pedagógico dos Anos Finais), responsável pelo Programa Municipal de Enfrentamento Escolar – PES.
Além dos representantes da Educação, a Plenária contou com a presença da Presidente do Conselho Tutelar, senhora Maria das Dores Simões, e do Conselheiro Silvio Roberto. Entre os representantes da Assistência Social, estava presentes as duas coordenadoras dos CRAS de Guamaré e Baixa do Meio, Patrícia Lessa e Neide Pereira, respectivamente, e as coordenadoras da Proteção Social Especial, Karina Brito e Mércia Cislaine.
49ª Reunião Ordinária do CMDCA – Apresentação do Programa Acolher
A Presidente do CMDCA, senhora Marisa Rodrigues, especificou os objetivos do Programa, que visa aumentar a frequência escolar, em especial dos adolescentes atendidos pelo CREAS, realizar trabalhos em grupos para dialogar sobre o convívio familiar e comunitário, e construir uma cultura de amizade com a escola, aumentando, assim, a interação social entre a comunidade e o ambiente escolar. Ademais, ela detalhou as ações para 2017 e o orçamento disponível para o seu financiamento, como também destacou a importância do FIA devidamente estruturado pelo CMDCA e a gestão nesse processo de apoio às políticas públicas voltadas para criança e o adolescente. Na ocasião, também foi criada a Comissão de Monitoramento do Programa Acolher, dentro do próprio Conselho, que contará com as conselheiras Samara Gadelha e Marta Joelma, representantes da Sociedade Civil, e Jacqueline Queiroz e Caio Farias, representantes do âmbito governamental.
Técnicos e convidados presentes na Apresentação do Programa Acolher no CMDCA
À noite, o Programa foi apresentado pela Secretária Executiva do CMDCA, Kelly Pereira, no Evento de Apresentação dos Projetos Pedagógicos, onde foi apresentado todos os Programas e Projetos elaborados e realizados em Guamaré pela Secretaria de Educação, e contou com as participações dos gestores escolares, coordenadores pedagógicos, representantes do Conselho Tutelar e do Conselho de Direito, do Conselho Municipal de Educação e do FUNDEB, além das presenças do Secretário Municipal de Administração, Fabrício Morais, da vice-prefeita, Iracema Morais, e demais técnicos do município.
Evento de Apresentação dos Projetos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Apresentação do Programa Acolher no Evento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Segundo a Secretária Cinthya Katterinny, esses projetos nortearão os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Educação e Cultura, visando sempre a proposta de educar em consonância com a melhoria da qualidade de vida dos alunos e do convívio das escolas municipais com a comunidade, através da redução dos índices de evasão e reprovação, e integração da família com a escola.
Geovânia Miranda dá boas vindas ao público no Evento de Apresentação dos Projetos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura     

Sem comentários:

Enviar um comentário