Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Jandaíra: Texto para reflexão aos cidadãos jandairenses


Perante as atuais injúrias atribuídas ao setor saúde do município de Jandaíra, nós profissionais de saúde estamos indignados com as atuais avaliações grotescas feitas por pessoas sem conhecimento técnico e com intenções de denegri a realidade da saúde do município. Desta forma iremos relatar a seguir verdades em fatos reais dos avanços ocorridos nos últimos anos no município. 

- Unidade Mista de Jandaíra: 

• Médico 24 horas de plantão.
• Atendimento com especialista em ginecologia a cada 15 dias, com ações de coleta de biópsia, colposcopia e implantação de DIU.
• Atendimento de telemedicina com realização de eletrocardiograma.
• Coleta de exames as sextas-feiras totalizando 60 por semana.
• Implantação da triagem neonatal (teste do pezinho).
• Atendimento odontológico com equipamentos de excelência em qualidade.
• Farmácia básica com variedades de mais de cem tipos de medicamentos. Além de medicamentos para pacientes com transtornos mentais.
• Atendimento de enfermagem 
• Reforma da sala de vacina, com aquisição de ar acondicionado.
• Cinco ambulâncias nos oito anos de mandato da atual gestão, onde no momento possui três a disposição da unidade.
• Um micro ônibus para transportar pacientes com consultas agendadas em natal todas quartas e sextas feiras.
• Realização de ultrassonografia a cada dois meses.
• Todos os consultórios climatizados.
- Estratégia Saúde da Família (mais conhecida como PSF)
• Equipes da ESF completas com médico, enfermeira, dentista, auxiliar de consultório odontológico, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde totalizando 100% de cobertura.
• Estruturação das unidades básicas de saúde: 
o Construção do Posto de Saúde de Guarapes;
o Ampliação e reforma dos postos de saúde de Aroeira e Tubibal.
o Reforma do posto de saúde de Trincheira.
o Construção em andamento do Posto de Saúde do Centro.
• Aquisição de 03 consultórios odontológicos e todos os insumos necessários para um atendimento de qualidade aos usuários de Jandaíra.
• Aquisição de 02 carros para PSF.
• Ações e programas desempenhados pelas equipes:
o PSE: Programa Saúde nas Escolas: 
Aquisição de 06 escovódromos portáteis para o desenvolvimento de escovação supervisionada. Sendo realizadas até o mês de julho 1600 ações.
Realização de grande mobilização contra a dengue com desenvolvimento de gincana, palestras e caminhada.
Realização de ações tais como: avaliação de cartões de vacinação e atualização das vacinas dos escolares; Atividades educativas com diversos temas e avaliação antropométrica.

• Ações de promoção a saúde:
o Desenvolvimento e implantação do projeto intitulado Atitude e Movimento no qual se deu pela primeira vez na História de Jandaíra a contratação pelo setor saúde de uma profissional com graduação em atividade física para o desenvolvimento de ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

Além dos fatos apresentados reforçamos que o município de Jandaíra sabendo de sua qualidade da atenção básica aderiu ao (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ) no qual recebeu avaliação externa para certificação das equipes e o Ministério da Saúde anunciou no dia 30 de agosto de 2012, na reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em Campo Grande - MS, os primeiros municípios com equipes certificadas no âmbito da Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ). Estando Jandaíra entre os melhores municípios avaliados no Rio Grande do Norte.

Diante dos relatos citados convidamos aos usuários dos serviços de saúde de Jandaíra a refletirem: Houve avanço no setor saúde de Jandaíra? Quem vive em Jandaíra sabe o que era antes e o que está sendo agora, avançar ainda mais é preciso, pois assim como o ser humano vive em constante processo de evolução acreditamos que o caminho para tal avanço é este: continuidade ao trabalho que vem sendo desempenhado. Parabéns ao Prefeito Fabio Marinho pela sua administração.

Fonte: Facebook do Alany Samuel
Nota do Blog:

Agora é com vc cidadão Jandairense, façam as suas reflexões tudo que foi colocado pelos blogs é Verdade ou é Mentira. O blog do Eurípedes Dias mostra o outro lado da moeda, aqui os dois lados tem direito a espaço nesse meio de comunicação. por isso a credibilidade do blog fora de Jandaíra reflete em números de visitas a esse blog. 

4 comentários:

  1. Onde é essa Suíça? eu respondo. Na boca de quem está mamando nas tetas da viúva que não fala, é em Jandaíra. Esse texto é para mascarar a realidade, realidade que deixou uma criança morrer com dengue. Foi a única gestão da história de Jandaíra que deixou isso acontecer. Foi a gestão que tirou a ambulância de Tubibal e dois pacientes morrerem por falta de socorro. e só não falo mais porque tenho muito o que fazer. Mãos a obra...

    ResponderEliminar
  2. E vocês doidos pra mamar denovo dá pra vocês mais não,O povo já sabem em quem vai votar e vai votar no melhor o melhor é 23 Selmo.

    ResponderEliminar
  3. É colega Wendell, vç e seu pai sabe muito bem o que é mamar em tetas de prefeitura, e sabe também deixar estudantes sem merenda, hospital sem ambulancia sem combustivel (caso de urgencia que minha mãe teve que colocar com seu dinherio o combustivel no carro pra uma pessoa da familia não morrer!!! isso é sem um bom prefeito???) Vç não sabe o que é isso pois estava mamando nas tetas da prefeitura, claro vç deve ter esquecido!!! seu prefeito (pai) deixou jandaira sucateado, vç ja esqueceu??? claro né! vçs estavam mamando né??? minha mãe e os outros funcionarios que passavam messes com o seus salarios atrasados, e vçs com suas contas em dias e bem recheadas!!! vçs esqueceram?? agente não!!! apredir com a vida que pessoas desses tipos não merecem confiança! e sei que independente de quem vçs apoiarem o povo que sofreram nas mãos do prefeito Silvano Camara seu pai não vai esquecer!! realmente vá trabalhar pois prefeitura vçs não vão pegar não!!! Porque quem não quer é o POVO, que diferente do senhor doutorrrr não tem memoria fraca NÃOOOOO!!! Espero que isso refresque sua falta de memoria!

    ResponderEliminar
  4. Anônimo1 de outubro de 2012 22:05

    Resposta as provocaçoes e falta de memoria de Wendell Camara publicado no blog do amigo Euripides.
    É colega Wendell, vç e seu pai sabe muito bem o que é mamar em tetas de prefeitura, e sabe também deixar estudantes sem merenda, hospital sem ambulancia sem combustivel (caso de urgencia que minha mãe teve que colocar com seu dinherio o combustivel no carro pra uma pessoa da familia não morrer!!! isso é sem um bom prefeito???) Vç não sabe o que é isso pois estava mamando nas tetas da prefeitura, claro vç deve ter esquecido!!! seu prefeito (pai) deixou jandaira sucateado, vç ja esqueceu??? claro né! vçs estavam mamando né??? minha mãe e os outros funcionarios que passavam messes com o seus salarios atrasados, e vçs com suas contas em dias e bem recheadas!!! vçs esqueceram?? agente não!!! apredir com a vida que pessoas desses tipos não merecem confiança! e sei que independente de quem vçs apoiarem o povo que sofreram nas mãos do prefeito Silvano Camara seu pai não vai esquecer!! realmente vá trabalhar pois prefeitura vçs não vão pegar não!!! Porque quem não quer é o POVO, que diferente do senhor doutorrrr não tem memoria fraca NÃOOOOO!!! Espero que isso refresque sua falta de memoria!

    ResponderEliminar