Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Nordeste, norte, centro-oeste e MG sofrem apagão de pelo menos 4 horas


Depois de quase quatro horas sem energia elétrica, os estados do Norte e Nordeste tiveram o fornecimento normalizado. No Recife, a energia voltou lentamente bairro por bairro. Mesmo assim, às 3h ainda era posível resgistrar algumas áreas da cidade às escuras, como Campo Grande, Arruda, Santo Amaro, Encruzilhada, parte de Boa Viagem e Pina. Em Boa Viagem e em Olinda, a luz só começou a voltar às 3h45 desta sexta-feira.

O apagão atingiu as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, além de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira. Faltou luz no Recife por volta das 23h15 e também em todo o estado. Semáforos ficaram apagados em importantes vias da cidade. A emergência do Hospital da Restauração esteve sem energia e o gerador não funcionou. O Aeroporto dos Guararapes esteve com operação normal de pousos e decolagens, segundo a assessoria de comunicação, graças ao gerador.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) limitou-se a confirmar a falta de luz apenas em Sergipe, Maranhão, Bahia, Ceará e partes do Pará. O órgão acrescentou que a "energia está sendo religada" e que está investigando as causas.

A Celpe confirmou que falta energia aconteceu em todo o estado, mas também disse que o ONS não se posicionou sobre as causas. Em contato por telefone com o Diario, o diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), Mozart Arnauld, disse que estava "no meio do processo de restauração do sistema".

Redes sociais
 
O assunto foi o mais comentado no Twitter. Internautas relataram blecaute no interior de Pernambuco, em todos os demais estados do Nordeste, além de Minas Gerais, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também houve relatos de falta luz rápida em alguns bairros de Brasília. Em Belém, certas regiões já tiveram a energia restabelecida.

O último apagão no Nordeste ocorreu em 22 de setembro, afetando 11 estados nas regiões Norte e Nordeste, mas não Pernambuco. Na ocasião, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, explicou que o problema foi causado por uma falha na subestação de Imperatriz (MA).

Em 3 de fevereiro de 2011, um blecaute também atingiu a região, inclusive Pernambuco. O apagão foi gerado por uma falha em uma linha de transmissão entre Sobradinho, na Bahia, e Petrolândia, em Pernambuco, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. O problema causou o desligamento de uma subestação da Usina Luiz Gonzaga. As usinas de Xingó e Paulo Afonso, na Bahia, também foram afetadas. Pelo menos sete estados - e parte da região Norte - ficaram sem luz.

Do Diário de Pernambuco

Sem comentários:

Enviar um comentário