Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Disputa em Natal é entre ex-prefeito e deputado estadual


Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-prefeito Carlos Eduardo, do PDT, e o deputado estadual Hermano Moraes, do PMDB, disputam domingo (28) os votos dos 526.426 eleitores da capital norte-rio-grandense. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno, Carlos Eduardo obteve 40,42% dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos) e Hermano, 23,01%.
Com Produto Interno Bruto (PIB) de R$10,3 bilhões, Natal é a décima sexta economia entre as capitais brasileiras. O município concentra um polo de indústrias têxteis e de confecções, mas a prestação de serviços, especialmente o comércio, é a maior responsável pelo PIB. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima a população em 803.739 habitantes.
O candidato que for eleito vai administrar a cidade, que ocupa a décima sétima posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras, com 0,788. O índice é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1.
Carlos Eduardo, de 53 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Natal desde os 2 anos de idade. Formado em Direito, o candidato vem de uma família de políticos: o pai, Agnelo Alves, foi prefeito da capital, e o tio, Aluísio Alves, governador do Rio Grande do Norte. Carlos Eduardo foi deputado estadual por quatro mandatos, vice-prefeito e prefeito. Entre suas propostas estão a construção de 34 escolas e a implantação da coleta seletiva de lixo em toda a cidade.
Hermano Moraes nasceu em Natal e tem 50 anos. Formado em direito, Hermano é bancário. Sua trajetória política teve início com a militância sindical, na década de 80 do século passado. Mais tarde, ele foi vereador por quatro mandatos consecutivos. Em 2010, foi eleito deputado estadual. Entre suas propostas, destacam-se a diminuição do número de cargos cargos comissionados na prefeitura e a construção do Hospital Geral Municipal.
Edição: Nádia Franco
Fonte: 
Agência Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário