A convite do governo do estado, a prefeita de Jardim de Angicos Suely Fonseca(PMDB), esteve na manhã desta quarta-feira(7), no Teatro Alberto Maranhão para acompanhar a assinatura do decreto que regulamenta o Sistema Estadual de Bandas (SEBAN-RN) e lançamento do terceiro edital do programa RN Sustentável.
A regulamentação será um marco para a música potiguar, pois estabelece política pública definitiva, oferecendo autonomia para as bandas, a partir do Fundo Estadual de Cultura.
A terceira etapa do programa RN Sustentável tem por objetivo apoiar projetos de bandas e filarmônicas para a juventude beneficiando cada município que nunca teve banda de música ou que possua, mas que se encontre desativada há pelo menos dez anos.
Cada projeto pode pleitear até R$ 90 mil destinados à aquisição de instrumentos e acessórios musicais, equipamentos de informática e pagamento de professores por quatro meses.
Além da presença de Suely a solenidade foi acompanhada pela Secretaria Extraordinária da Cultura, Izaura Rosado, pela Coordenadora de Bandas da Funarte, Rosana Lemos e do mais antigo maestro em atividade no estado, João Batista Ferreira e de prefeitos de diversas cidades do estado.
A prefeita Suely solicitou a Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer a formatação do projeto para a participação da cidade de Jardim de Angicos de acordo com as solicitações do Governo.
MAIS DETALHES
O edital será disponibilizado nos sites do RN Sustentável e da SECULT-RN/FJA a partir de 15 de maio. Durante todo o mês de maio, será intensificada a mobilização e a divulgação, em todo o território do Rio Grande do Norte. As inscrições ficam abertas até 15 de julho.
Ao todo são aproximadamente 115 bandas em todo estado, algumas com mais de 100 anos de atividade. No entanto, a maioria enfrenta dificuldades para se manter. Por isso o ato foi comemorado por todos os presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário