Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

JANDAÍRA: Ô mamãe, se acabou a vaquejada!

SO CASAS  E CADE O GADO???

ADEUS VAQUEJADAS

Sabem aquela música? Calor da vaquejada? Em Jandaíra ela é assim: ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, cabo, cabo a vaquejada. Em Jandaíra tinha um parque que não dá para negar, era muito visitada a vaquejada do lugar, hoje vendo essa foto o parque vai se acabar. 

Ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, cabo, cabo a vaquejada.

Uma das maiores discussões que, há tempos, ocupa o imaginário dos estudiosos da terra de Poti gira em torno da identidade cultural do Rio Grande do Norte. Só para citar alguns: Câmara Cascudo e Deífilo Gurgel. Estudiosos que dedicaram parte da vida a produção e ao estudo do folclore, ao estudo da história e das origens da produção da cultura local.

Mas o que tem haver cultura com vaquejada? E o que tem haver o parque de Jandaíra com a cultura? – Esse redator tá viajando na maionese!

Calma, senhor leitor! Prometo que não vou deixar a inutilidade me contaminar. Identidade cultural significa a identidade de um povo que habita em um espaço limitado, são os padrões de comportamento e atitude que caracterizam uma sociedade.

A cultura pernambucana tem elementos culturais famosíssimos que identificam o lugar e a sua gente, por exemplo, os bonecos de Olinda, a sombrinha, o frevo e o maracatu são elementos que fazem de Pernambuco um estado gigantesco. Onde quer que você, leitor, veja ou ouça um deles, vai lembrar-sede Pernambuco.

Assim também são os tambores baianos, o samba carioca, o vaneirão do sul, o variado sotaque paulistano, influência dos diferentes povos que colonizaram a região, e porque não falar da arquitetura barroca dos prédios antigos de Minas Gerais?

Mas, e o RN? Quais elementos da cultura potiguar pode fazer com que qualquer brasileiro, em qualquer lugar deste país, lembre-se do Rio Grande do Norte?
Um tempo para pensar...

Pensou? Não pensou? Quer pensar de novo? Pensou agora? Não? É claro que pensou! O problema é que você não encontrou, ou talvez tenha encontrado o elefante, a culinária a base de camarão!

A resposta é não! O RN é um estado sem identidade cultural. E se não fossem homens como Câmara Cascudo e Deífilo Gurgel ficaríamos mesmo só com a inútil cultura do: Aaah coitado!

Não temos identidade cultural porque não valorizamos a nossa produção cultural. Não valorizamos, por exemplo, a vaquejada em sua forma original, não valorizamos o forró pé de serra potiguar.

Em Jandaíra, o parque de vaquejadas, símbolo do município, está se acabando por falta de manutenção. A vaquejada faz parte da cultura sertaneja, em Jandaíra, ela era a identidade da cidade, o Parque Severino Ramos ficou conhecido em todo o Estado.

Por ele desfilaram, em seus majestosos cavalos, quase que alados, os irmãos Tatu, Zé do Bucho, Tiano, Massão, Eriquinho e tantos outros, bravos vaqueiros, que com sua arte encantavam a plateia, pelo menos, um final de semana por ano, só para deixar os amantes do esporte com saudades de ver a queda do boi.

Naquela pista de madeira serrada e areia fofa, travaram-se grandes e longas disputas, muitas romperam as madrugadas e se estenderam até que eu pudesse pegar o sol com a mão.

Por enquanto, só falamos do esporte, contudo, vaquejada não é apenas um esporte, é um estilo de vida e sendo assim, a queda do boi também traz com ela o incremento da economia local, a divulgação da cidade, um final de semana diferente e principalmente outro estilo de vida, uma alternativa a mais para os jovens da cidade ocupar o seu tempo.

Tudo isso, ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, cabo, cabo a vaquejada. O parque de Jandaíra dizem que já foi vendido, já tem muita gente triste com o fim do Severino, um dia desses eu falo porque foi se esquecido.

Ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, cabo, cabo a vaquejada. O prefeito num precisava do parque se desfazer, se num quiria fazer nada pra que foi prefeito ser? Um dia desses eu canto pro povo cuidado ter.

Ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, ô mamãe se acabou, cabo, cabo a vaquejada.



VAQUEJADA SO NA LEMBRANÇAS

AFFFFFFF!!!!!!!!!!!!!!!

DESCASO COM O ESPORTE
aqui já houve grandes vaquejadas

Adeus boidada

saiu os cavalos, gado, vaquerama, as boadeiras e vem as construções

5 comentários:

  1. Amigo blogueiro isso é resultado do progresso Jandaíra ta crescendo,me diga você onde o Sr viu um parque de vaquejada no centro de uma cidade,o terreno do lado esquedo não era da prefeitura e foi loteado o do direito vc ta vendo como está cheio de casas isso é sinal que nossa cidade está se desenvolvendo.Se falava na cidade que quem fez esse referido parque até os dias de hj não pagou o terreno.Que o proximo prefeito construa outro num outro terreno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Brasil está crescendo,daí a preocupação dos grandes Governantes em fazer crescer organizado para não atigir de forma negativa a sociedade e a cultura. Em Jandaíra, o administrador contribui para o crescimento desorganizado, distribuindo lotes em áreas não apropriadas, atropelando as tradições do Município. Cada povo tem o Governo que merece, e para o próximo prefeito construir um novo parque de vaquejada, é preciso que ele seja um filho de nossa terra, conhece e sente na pele as nossas tradições. Se for outro de fora como o atual, a falta de interesse pelas nossas tradições vai continuar, o crescimento desorganizado vai continuar, a destruição da nossa cultura vai continuar, as nossas lamentações vão continuar,..., acabar com que temos de melhor vai continuar, porque o melhor de Jandaíra é o Jandaírense!

      Eliminar
  2. Nunca ouvi falar que o gado ficasse no parque, quando não em época festiva, ou seja, quando há vaquejada. Talvés seja por isso que os leitores não estejam vendo nem gado, nem cavalo e nem vaqueiro, simplesmente porque a foto foi tirada num dia em que não há necessidade de ter esses elementos no parque.
    Porém lembro-me que há pouco tempo presenciei uma bela vaquejada em Jandaíra, organizada pelo nosso amigo Josimar com todo apoio da prefeitura municipal.

    ResponderEliminar
  3. Triste mesmo, infelizmente nossa cidade não tem memoria essa é a verdade! Uma pergunta, quem está ganhado com a venda desses terreno?

    ResponderEliminar
  4. quem não lembra das grandes vaquejadas que já houve neste lugar??? gente de toda a região!! renda para moradores e muita satisfação da população!! e realmente quem esta ganhando com a venda dos terrenos?????

    ResponderEliminar