Na Segunda (01/02), o vereador Anderson Aguiar (PSB), participou da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Jandaíra, que ocorreu na sede do sindicato.
Em 48 anos de história, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jandaíra/RN elegeu no dia 19 de dezembro de 2020, tomando posse nesse dia 01 de fevereiro, a primeira mulher para sua presidência, Maria do Socorro Gomes, mais popular, Mocinha.
A eleição ocorreu com uma única chapa. O Sindicato além de marcar na história a eleição da primeira mulher presidente, traz também algumas mudanças que reflete conquistas históricas das mulheres e da juventude ligado a agricultura familiar, ou seja, o cumprimento da paridade entre homens e mulheres na sua diretoria e a participação efetiva de 20% de jovens. A nova diretoria assumiu o mandato de quatro anos compreendido entre 30 de janeiro de 2021 a 30 de janeiro de 2025
Anderson Aguiar avaliou como importante o processo de fortalecimento do movimento sindical na cidade e a eleição da primeira Mulher a ocupa o cargo de presidência daquela casa. “Depende das entidades a defesa dos interesses da classe trabalhadora.
O STTR tem papel crucial no processo de luta pelos direitos trabalhista dos nossos agricultores. Devo realça o esse momento histórico que aconteceu nessa manhã, onde uma mulher, mãe de 3 filhos agricultora, residido em assentamento da reforma agraria, toma posse como presidente deste sindicato. Podemos acrescenta-se a esse contexto de “empoderamento” e emancipação das mulheres, nesse novo passo que os associados deste sindicato deu, quando elegeu na sua última eleição a nossa companheira mocinha. Tendo agora a participação de uma mulher que até então tinha a predominância de homens, avaliou.
Participaram também do evento a Prefeita Marina Dias, o Presidente da câmara Municipal dos Vereadores, Ricardo Paulino, a Presidente da CUT/RN, Eliane Ribeiro, o Diretor da FETARN, Jocelino Dantas, o chefe de gabinete, Reginaldo Vitorino e representantes dos agricultores e agricultoras rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário