Euripedes Dias

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Doses enviadas nos primeiros lotes acabam e Natal suspende vacinação após imunizar 23,9 mil contra Covid-19.

 


Aplicação de vacina Coronavac, contra a Covid-19, em Natal, Rio Grande do Norte. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Em 13 dias, Natal vacinou 23.962 pessoas com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. As últimas doses foram aplicadas nesta terça-feira apenas em seis unidades de saúde. Com o fim dos primeiros lotes recebidos pelo município, o programa de imunização foi suspenso. A vacinação começou dia 20 de janeiro na capital.

O RN + Vacina - sistema criado pelo governo do estado em parceria com a UFRN para gerenciar a imunização no estado - informou que a capital teria recebido 26.181 doses. Seriam 2,2 mil doses a mais em relação ao número de vacinados. Mas o município informou que recebeu efetivamente 13.313 doses da Coronavac e 10.640 da vacina de Oxford.

"A diferença se deve, provavelmente, ao fato do Estado ter retido doses para vacinar os hospitais de sua rede própria e inserido essas doses no sistema RN + Vacinas", disse a SMS em nota.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública, "foi possível monitorar que no 5º dia após o início da vacinação no RN, cerca de 50% dos seus trabalhadores de Saúde da linha de frente, dos hospitais de referência covid-19, ainda não haviam se vacinado. Desta forma, foram enviadas 2.960 doses de vacina Oxford/AstraZeneca para os hospitais estaduais que funcionam no município de Natal, a fim de garantir a imunização deste público prioritário".

A ação, segundo a Sesap , está sendo registrada no Sistema RN+ Vacina e se estenderá até esta quarta-feira (3) nos serviços que ainda não a concluíram.

De acordo com a Prefeitura de Natal, o número de pessoas vacinadas na cidade chegou a 2,62% da população, ficando acima da média nacional e estadual (1,35%).

A SMS Natal afirmou que aguarda o envio da segunda dose do imunizante para iniciar a vacinação. Para a Coronavac, o intervalo de recebimento da segunda dose da vacina é de duas a quatro semanas após a aplicação da primeira dose. Para a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, o intervalo para a vacinação é de 12 semanas a partir da primeira aplicação.

A administração das doses da segunda etapa do primeiro lote de Coronavac enviado deverá ser iniciada no prazo de 28 dias, segundo o município. O estado é responsável pela distribuição das vacinas para os municípios em todas as campanhas.

Prioridades

Inicialmente, as vacinas foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento e tratamento da Covid-19. Em seguida, o grupo foi ampliado ara os que atuam em outras unidades de saúde, além da aplicação em idosos institucionalizados, com maior risco de contaminação pelo vírus.

Segundo a prefeitura, devido ao número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, não foi possível vacinar todos os trabalhadores da saúde. Para atender a todas as categorias seriam necessárias 35 mil doses.

“Tivemos que escolher grupos prioritários dentro de uma prioridade. Agora é aguardar o envio de mais doses e ver a orientação do Governo Federal para dar continuidade a vacinação contra Covid-19”, afirmou George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

Estrutura para a vacinação em Natal

04 drive thru - Palácio dos Esportes, Arena das Dunas, Estacionamento do Via Direta e Ginásio Nélio Dias

70 salas disponíveis

300 profissionais atuando diretamente na aplicação das vacinas, entre servidores e voluntários

1.000 pessoas atuando em toda a estrutura de logística da campanha

Central de Armazenamento e Distribuição de Vacinas da SMS: 100 geladeiras; 9 câmaras frias e 3 freezers

POR G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário