As redes de ensino do Rio Grande do Norte tiveram, ao longo de 2018, o desafio de consolidar, em regime de colaboração Estado- Município, um documento curricular de referência para as escolas do Rio Grande do Norte em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e que institui e orienta um “conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes da Educação Básica devem desenvolver” ao longo de suas etapas – Educação Infantil, Ensino Fundamental e respectivas modalidades.
A Formação proposta tem o caráter FORMAÇÃO CONTINUADA e, nesse sentido, deve focar no desenvolvimento de competências e formação integral, apoiando os professores desde o processo de planejamento de aulas até o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes na nova perspectiva adotada pelo Documento Curricular, bem como orientar a reformulação/construção dos Projetos Políticos Pedagógicos.
Através de encontros periódicos presenciais, é possível proporcionar aos profissionais da educação do município o compartilhamento de boas práticas e desafios, valorizando as práticas do território, bem como contribuindo para o aprimoramento do trabalho na sala de aula.
Palavras do Secretário Municipal da Educação, Cláudio Quirino: “Trata-se de um trabalho colaborativo, baseado no diálogo, que possibilitará a troca de práticas, experiências e discussões aprofundadas entre diversos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem, resultando no replanejamento dos currículos escolares e das práticas locais”.
Sem comentários:
Enviar um comentário