Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Jandaíra: O blog do Eurípedes Dias acata pedido de resposta da Secretária Municipal de Saúde. Veja na Íntegra a resposta

A Secretaria de Saúde Pública do Município de Jandaíra, representada pela secretária Laize Minelle de Souza Meneses, vem solicitar, fundamentada na Lei N° 13.188, de 11 de novembro de 2015, DIREITO DE RESPOSTA, em decorrência da publicação sobre a Saúde Pública do Município, públicada no Blog Eurípedes Dias nesta segunda feira, 9 de setembro de 2019.

Dos Fatos e do Questionamento

O Blog Eurípedes Dias publicou uma matéria com o título - JANDAÍRA: Será que a saúde pública municipal está doente?, os relatos são absurdos, a novidade é que é negado atendimento médico.
Segundo informações colhidas (SIC) junto a equipe de saúde plantonista da Unidade Mista, uma gestante residente no Assentamento Boa Vista, localizado no município de Lajes, procurou atendimento médico no pronto atendimento no domingo dia (9) , a mesma foi atendida pela médica plantonista na triagem da unidade, onde foi realizado a própria triagem diante da escuta da gestante, realizado conduta de orientação e dado o encaminhamento para a gestante procurar a unidade de origem.

Ainda (SIC) a própria gestante relatou que as orientações que recebeu da equipe de saúde que a acompanha, foi quê, qualquer intercorrência procurasse a urgência do próprio município para possíveis encaminhamentos, porém o motorista do carro de apoio alocado pelo município de Lajes, achou melhor trazer para Jandaíra por está mais próximo. Provavelmente o mesmo não tem o conhecimento de como está funcionando da regulação de obstetrícia da região.

A equipe da  secretaria municipal do município de Jandaíra, assim que tomou conhecimento do ocorrido, fez contato com a secretaria de saúde de Lajes para que a mesma  levasse ao conhecimento da equipe de saúde responsável pela gestante.

A gestão jamais orientou a nenhum profissional de saúde, a negar atendimento a qualquer usuário do SUS que procurasse atendimento de urgência no pronto atendimento da Unidade Mista.

Em 1988, o congresso aprovou um Constituição Democrática, onde saúde é um direito. E nesse contexto foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir cuidados universais, gratuitos e abrangentes para população. Nos últimos 30 anos uma série de mudanças estruturais vêm acontecendo, visando reorientar o modelo de saúde para abordagem integral, fundamentada na atenção primária, buscando garantir acesso universal a população Brasileira. Apesar  de muito já ter melhorado, a Saúde Brasileira ainda enfrenta uma série gargalos, os quais profissionais e gestores do SUS lutam diariamente ao longo dos anos para supera-los.

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) o município de Jandaíra possui uma população de 6801 habitantes. Todos esses habitantes recebem cobertura de 100% das 3 Estratégias de Saúde da Família (ESF), 3 Equipes de Saúde Bucal (ESB), 1 Núcleo Ampliado de Saúde da família (NASF) todas a equipes completas em pleno funcionamento, promovendo, prevenindo, recuperando a saúde da população. Além de toda essa estrutura o município mantém com recursos próprios a Unidade Mista de Saúde com pronto atendimento médico e de enfermagem de domingo a domingo,3 Ambulâncias para suporte básico de vida a disposição, onde duas foram adquiridas com recursos próprios, dois fisioterapeutas semanais, atendimento em psiquiatria e ultrassonografias mensais, visando atender a necessidade da população. Além do transporte Sanitário (carro tipo VAN), que transporta usuários para consultas eletivas e usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) conforme Programação Pactuada Integrada (PPI).

Mensalmente são realizadas em média 2.648 atendimentos médico, 1.200 atendimentos individual por outros profissionais de nível superior, 5.810 usuários recebem atendimento por profissionais de nível médio. Além do trabalho com  atividades coletivas, vigilância em saúde, dispensação de medicamentos e insumos, realização de consultas e examesagendados através do COPIRN e regução do estado.

Diante do exposto, a Secretaria Municipal de Saúde se coloca a inteira disposição para maiores esclarecimentos e reintera o compromisso para com saúde da população do município, visando o atendimento íntegral e humanizado conforme as diretrizes e princípios do SUS.

Sem comentários:

Enviar um comentário