Páginas

domingo, 19 de novembro de 2017

Conjunto Habitacional Cidade de Deus: Natacha quer mais… Um pouco mais!


“Natacha fala em nome das famílias que residem no conjunto Habitacional Cidade de Deus”.

Nadja Sueli dos Santos Silva (40 anos), mas conhecida por NATACHA, é mãe de seis filhos, destes, quatro moram com ela. A dona de casa é mais uma personagem real da história de mudança de vida, promovida pelo Programa Habitacional da Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Assistência Social.

Natacha recebeu uma casa própria para morar com sua família, localizada no Conjunto Habitacional Cidade de Deus, localizado na entrada da cidade. A beneficiária atendeu todos os critérios do aluguel social para ser contemplada com a moradia.

No dia da entrega, ela chegou a se emocionar ao receber a chave das mãos da secretária de assistência social, Marissa Rodrigues, um momento importante na vida de quem morava com seus filhos de aluguel, e sem esperança de dias melhores.

Ela mesma não acreditava de ser uma das escolhidas para receber tamanho beneficio, apesar de ser oposição ao governo do prefeito Hélio Willamy, Natacha se mostra grata, por ele não ter usado a força politica, nem a cor da bandeira… “Ele usou o coração e a Lei, sem fazer a acepção de pessoas na entrega de todas as casas aqui e em Baixa do Meio”. Hoje, já morando com seus filhos, Natacha quer mais… Um pouco mais!  E falou com a imprensa em nome dos demais moradores do Conjunto Habitacional Cidade de Deus.

A dona de casa não nega que a Prefeitura Municipal de Guamaré vem mantendo os serviços básicos de saúde, educação, e assistência social, mas segundo Natacha, as famílias cobra do poder público melhorias no abastecimento de água que é feito hoje por carros pipas.

Este carro abastece apenas três vezes por semana, “Segunda, quarta e sexta”, os moradores reclamam que a água é pouca para uma grande quantidade de famílias, cerca de 150. E um caminhão pipa que é fornecido não vem atendendo toda a demanda, gerando insastisfações.

Além da falta de abastecimento de água, falta iluminação pública, a maioria se socorreu de improvisos da obra da prefeitura para ligar um pico de luz, mas todos, por unanimidade quer ligar sua própria luz para viver melhor, e quando chega à noite a insegurança toma conta do conjunto com a escuridão.

No conjunto o transporte escolar deixa muito a desejar, o ônibus não entra no conjunto, e somos obrigados a ficar com nossos filhos na pista, e no sol para eles ir para a escola que ficar no centro da cidade, somos obrigados a passar cerca de 20 a 30 minutos no sol porque não tem parada de ônibus com cobertura, são coisas tão simples e fáceis de fazer, mas ainda não foi feito, apesar de nossos apelos.

O conjunto não é pavimentado e todos sabem disto, a grande quantidade de poeira está causando doenças, e nós que somos dona de casa, somos obrigadas a varrer a casa direto. A pavimentação com a urbanização evitaria muita coisa e traria uma satisfação maior para quem mora aqui, e eu como moradora sei que isto é possível, basta querer e fazer.

Aqueles que entram e saem do conjunto Cidade de Deus, praticamente os carros que vem Guamaré para entra aqui, tem que ir quase a salina da cruz, ou seja, quase 2 km porque não há retorno próximo. Não há entrada e saída para os veículos com segurança, todos estes problemas já foram mencionados aqui foram exposto à secretaria de obras, a um homem conhecido por Jorge, e até hoje nada, absolutamente nada. Faltam ações mais enérgicas para que os moradores possam viver aqui melhor, com dignidade.

O governo do Prefeito Hélio Willamy, entregou neste ano mais de 500 casas habitacionais, a família de baixa renda, cadastradas no aluguel social, através do Programa de Interesse Habitacional. Todo cidadão tem o direito a casa própria, quem não foi atendido agora, terá a oportunidade de ser beneficiado no governo que trabalha com a meta de zerar o déficit na habitação em Guamaré e Baixa do Meio.

Por Guamaré em Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário