Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Guamaré promove entrega de certificação do Serviço de Família Acolhedora na Comarca de Macau.

Aconteceu na manhã desta terça-feira, (24), em ato realizado no Salão do Tribunal do Júri – Fórum Municipal Emílio Avelino em Macau, a solenidade de apresentação do Projeto Abrace Vidas – Família Acolhedora e a Certificação das famílias cadastradas do município de Guamaré.
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, modalidade de acolhimento Familiar que faz parte dos serviços de proteção social especial de alta complexidade integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O serviço em Família Acolhedora organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família através de medida protetiva ( ECA, Art.101), apresenta-se como uma alternativa mais humanizada para resguardar crianças e adolescente afastados temporariamente do convívio familiar.
Na abertura da solenidade a Dra Cristiany Maria de Vasconcelos Batista, Juíza de Direito da Comarca de Macau, ressaltou a importância deste serviço da Família Acolhedora para a Comarca, como forma de evitar a institucionalização, como também destacou o empenho da equipe da assistência social de Guamaré para efetivar os serviços com compromisso e de forma eficiente.
Dra. Sandra Angélica Pereira Santiago, Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância, Juventude e Família (CAOPIJF), fez uma breve apresentação acerca da Campanha Abrace Vidas que visa fomentar junto aos municípios do RN a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Ressaltou que durante todo o processo o município de Guamaré realizou todas as etapas para implantação deste serviço, frisando “Guamaré tem sido um Município exitoso em está implantado de fato o serviço”, parabenizando assim, a gestão municipal pela adesão vislumbrando as vantagens em ter este serviço no Município.  Parabenizou também, a equipe técnica pelo empenho e esforço durante todo o processo de implantação, dando ênfase em ser uma equipe de excelência  e ainda às famílias cadastradas por este gesto.
A secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues, expôs  a trajetória de implantação do serviço da Família Acolhedora em Guamaré, apresentando todas as etapas percorridas até chegar  a formalização do serviço à comarca de Macau. Acrescentou que a gestão tem procurado ofertar o melhor a este segmento que encontra-se desassistido, sendo, portanto prioridade ao atendimento a essas demandas.
Em sua fala, a secretaria Marisa faz um destaque especial a Dra. Gerliana Maria Silva Araújo Rocha, Promotora de Justiça, na época coordenadora do CAOPIJF pelo grande incentivo e apoio no início do processo de adesão.
A secretária Marisa externou ainda em sua fala que tem muito orgulho em “Guamaré está entre os três Municípios que implantaram este serviço no Estado do Rio Grande do Norte”, destacando “que por mais que” o acolhimento institucional oferte serviço de qualidade, o melhor para as crianças é está no seio de uma família e sua na convivência.
Na ocasião, o vereador e membro da frente parlamentar da criança e do adolescente, Ednor de Albuquerque parabenizou a  gestão pela iniciativa da adesão a este serviço, frisando a relevância  para o Município e o compromisso da frente parlamentar.
Em sua fala, o Prefeito Hélio Willamy, destacou a importância deste momento para Guamaré, reiterando o compromisso da gestão de contribuir para um futuro melhor para as crianças e adolescentes do seu Município, sempre fazendo o melhor para este segmento. Destacou em sua fala, a necessidade de cada gestor cumprir com seu compromisso, procurando ofertar o melhor na esperança de que sucessores venham a dar continuidade a este trabalho que está garantido em lei.
Finalizando o momento, foi realizado a certificação das três famílias capacitadas e cadastradas aptas em Família acolhedora, Suerda Maria Gomes da Silva, Maria Edileuza de Oliveira Cândido e Lucineide Victor dos Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário