Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Estatística: Você tem mais chances de ser mordido pelo jogador Luis Suárez, do Uruguai, do que por um tubarão

003Quando o Uruguai jogou contra a Colômbia, na Copa do Mundo, tiveram de fazê-lo sem um dos atacantes, Luis Suárez. A FIFA o proibiu de jogar por quatro meses e nove jogos da Copa porque ele mordeu Giorgio Chiellini, jogador da Itália, de propósito durante o jogo.
Para piorar sua situação, este não foi o primeiro caso de mordida em campo, o que agravou a decisão da FIFA. Seu comportamento durante o jogo foi considerado por muitos como antiético, deixando de lado o respeito pelo esporte e pelos outros jogadores.
Ian Steadman, um espectador curioso e redator da revista New Statesmen, ficou intrigado sobre o perigo de um oponente ser mordido por Suárez, em comparação ao de ser mordido por um tubarão.
Desde 2005, Suárez jogou em 441 partidas vestindo a camisa do Uruguai e de vários outros clubes. Supondo que são 11 jogadores iniciais e podem ser feitas 3 substituições por jogo, 6.160 jogadores jogaram contra Suarez e se colocaram em “risco” de serem mordidos, estatisticamente falando. A chance gira em torno de 1 em 2.000. Quais são as chances de você ser mordido por um tubarão enquanto toma um banho de mar? 1 em 3,7 milhões.
No entanto, as chances ficam um pouco maiores se você considerar ser mordido por um tubarão, mesmo que ele apenas tenha passado de raspão. Em New Smyrna Beach, Fóorida, sendo um tubarão como predador em potencial, as chances disso acontecer é de 1 em 2.808, com seus 22.464 moradores entrando no mar 1 vez ao ano.
No geral, a média é bem próxima de 1 em 2.000, como as chances de ser mordido por Suárez. Realisticamente, as chances podem ser até menores, pois muitas pessoas vão à praia muito mais de uma vez ao ano.
Mesmo assim, as chances de ser mordido por Suárez durante uma partida são ainda mais altas do que ser atingido por um raio (1 em 10.000), sobreviver a um acidente de avião (1 em 11 milhões), ser assassinado nos EUA (1 em 6.100), morrer por picada de um zangão, vespa ou abelha ( 1 em 75.852) e atingido por um asteroide ( 1 em 700.000).
No entanto, Suarez não é tão “perigoso” como Mike Tyson, por exemplo. As chances de se receber um nocaute durante uma luta de box com Mike é de 1 em 50.
Jornal Ciência

Sem comentários:

Enviar um comentário