Páginas

terça-feira, 15 de julho de 2014

Prefeito Hélio participa da solenidade de formação do NUCA de Guamaré edição 2014/2016.

_DSC5739
_DSC5725
A Prefeitura Municipal de Guamaré, a Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveram na manhã deste sábado, dia (11), na Câmara Municipal, a Formação Solene de Posse dos Adolescentes para o NUCA de Guamaré  edição 2014 á 2016 do selo UNICEF.
_DSC5435
A solenidade teve como objetivo a participação de adolescentes como elemento crucial para o alcance dos objetivos do Selo. O envolvimento dos jovens é também um caminho privilegiado para envolvê-los em debates sobre políticas públicas que vão ajudar a fazer valer os seus direitos, descreveu a Articuladora e Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues.
_DSC5681
O UNICEF recomenda a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), para que adolescentes possam refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de gênero, raça e etnia, deficiências, vida urbana e rural.
_DSC5439
O NUCA deve contribuir ainda para que eles se organizem em redes e sejam capacitados na Metodologia das Competências para a Vida, descrita em um material que foi oferecido pelo UNICEF
_DSC5583
O evento foi realizado pelo GT1 (Grupo de Trabalho 1) sob a coordenação da Mobilizadora da área da educação – Rita Anjos, o Moderador, Conselheiro e Professor Adelson Góes a adolescente do NUCA Thaynara e o adolescente do NUCA – Fernando.
_DSC5437
A programação teve inicio com a acolhida das 08:30h as 09:00h, logo após o facilitador Caio fez a abertura oficial da formação do NUCA, com o  Hino Nacional e logo em seguida a formação da mesa que foi composta pelo Prefeito Hélio Willamy, Secretária de Assistência Social e Articuladora do selo Unicef Marisa Rodrigues, O Secretário de Saúde Adriano Diógenes, A Secretária de Educação Iracema Morais e sua vice Gorete, A Vereadora Lisete Negreiros, O Vereador Ednor Albuquerque e A Presidente do Conselho Tutelar Mirtes. Além das autoridades presentes da mesa participaram também outros secretários, ex – vereadores, representações da área da Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, Conselho Tutelar e os 40 adolescentes escolhidos para comporem o NUCA.
_DSC5613
_DSC5502
A apresentação cultural ficou por conta do poeta da cidade mais conhecido por Francisco de Betânia que fez uma capela falando sobre o NUCA e recitou uma poesia sobre o selo UNICEF, onde foi muito aplaudido por todos os presentes.
_DSC5450
Logo após a apresentação cultural a Secretária Marisa externou o seu contentamento com a formação dos 40 adolescentes onde a participação, discussão e envolvimento desses jovens nos debates sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de Gênero, Raça e Etnia, Renda, Condição Pessoal, Território e Idade e sobre as políticas públicas que irão ajudar a fazer valer os seus direitos e anseios para uma vida digna.
_DSC5659
Na fala do Secretário Adriano e do Vereador Ednor é que Guamaré tem um gestor que quer cada vez mais acertar, e que, prioriza a participação popular para que os anseios da população sejam ouvidos e solucionados. Para isso acontecer, a prefeitura mobiliza pessoas e organizações dos diversos setores, une esforços com a sociedade civil, famílias, adolescentes, escolas, comunidades, grupos religiosos e culturais, veículos de comunicação e empresas com entusiasmo para superar os desafios.
_DSC5491
A Coordenadora do grupo I e Mobilizadora da área da educação – Rita Anjos, e o Moderador, Conselheiro e Professor Adelson Góes apresentaram um vídeo para os presentes principalmente os adolescentes sobre o compromisso que os mesmos estavam assumindo a partir dali e as ações a serem realizadas.
_DSC5687
Foi chamado o adolescente Fernando para fazer o juramento, na sequência foi ouvida a musica do Nuca. Logo em seguida o Prefeito foi chamado para se pronunciar, o Prefeito Hélio em suas palavras disse que a formação e o engajamento dos adolescentes para o NUCA trata – se de um direito fundamental e de um instrumento de geração de conhecimento e de oportunidades de desenvolvimento.
_DSC5540
A participação instiga a formação e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas. E para finalizar a sua fala deixou a secretária Marisa liberada na compra de instrumentos musicais para ajudar nas composições das músicas para o NUCA.
_DSC5596
_DSC5732
Para finalizar a solenidade foram chamadas as autoridades para fazerem as entregas dos certificados a todos os 40 adolescentes escolhidos através do voto popular nos pré – fóruns realizados em todas as comunidades e também na 1ª formação realizada no Balneário de Lagoa Doce na composição do NUCA no município de Guamaré.
_DSC5437
O evento foi encerrado com a dança da “Ciranda da Alegria” onde todos puderam se descontrair e depois foi servido um Cofee Brak.

Sem comentários:

Enviar um comentário