Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

A campanha no RN não começou, mas as redes sociais estão a todo vapor


A campanha para governador só se inicia no próximo domingo (6), mas as redes sociais já estão funcionando a todo vapor. Ontem, por exemplo, bastou o candidato Robinson Faria (PSD) dizer que pretende implantar em seu governo um sistema de detectação de tiros, para maior segurança do cidadão, pronto, a militância cibernética dos outros candidatos a governador começou a zoar da proposta como se fosse uma coisa impossível só da “criatividade” do candidato do PSD.


Mas isso não é nenhuma novidade. O Fantástico em 2009 já havia feito uma reportagem sobre o assunto (clique aqui ), e em 2009 o município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), tornou-se o primeiro da América Latina a usar o SDD (Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo), um conjunto de sensores colocados em postes e edifícios que capta o som de tiros, identificando o local e até o calibre do projétil.


As informações são enviadas no tempo máximo de 15 segundos ao Centro Integrado de Segurança Pública que pode acionar a patrulha mais próxima para fazer a abordagem dos indivíduos envolvidos em vandalismo, confrontos e homicídios. A operação no caso de Canoas é auxiliada também pelas câmeras de vídeo espalhadas pela cidade.


Como se observa, a proposta do candidato do PSD não é nenhuma coisa mirabolante. A segurança pública, ou melhor, a falta de segurança pública em nosso país e em, particular em nosso estado é coisa séria e como tal tem que ser encarada com seriedade. Não acredito que nenhum candidato queira fazer zorra com o eleitor – a não ser aqueles que vão para a campanha apenas para fazer número e curtir com a cara do eleitor. No caso de Robinson Faria, segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, certamente não é esse o desejo.


O Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo, aliás, há muito deveria ter sido implantado no Rio Grande do Norte por governos passados, já que isso existe pelo menos desde 2009, conforme atesta a reportagem do Fantástico. Com as novas tecnologias hoje ninguém pode duvidar de mais nada. Se você tem como vigiar a sua própria casa, mesmo estando distante centenas de quilômetros, porque duvidar de um Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo?


É como eu disse: a grande guerra desta campanha vai ser travada nas redes sociais pelas militâncias e simpatizantes de candidaturas, a começar pela desconstrução dos candidatos e suas propostas. E isso é porque a campanha, sequer, começou.

A conferir!

Blog do Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário