Páginas

sábado, 30 de maio de 2020

Sertão e Mar: Consórcio com Guamaré e mais três municípios foi selecionado pelo MAPA e vai ter apoio do Governo Federal.



A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, nesta sexta-feira (29), a lista com os doze consórcios públicos selecionados para o projeto piloto que visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país. 

O Consórcio Sertão e Mar, que abrange os municípios de Guamaré, Galinhos, Pedro Avelino e Jandaíra aparece na relação dos 12 selecionados, entre os 55 projetos inscritos. Sob a presidência do prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes, a entidade receberá apoio direto do Mapa para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). “É momento de agradecimento. Quero agradecer aos prefeitos e vereadores dos quatro municípios, as Procuradorias e Secretarias municipais, as técnicas do SEBRAE pelo apoio e a disponibilidade para os momentos presencial e virtual, a FETARN pela presteza e apoio de sempre e a equipe do MAPA”, destacou o prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes.


O consórcio tem como vice-presidente, a prefeita de Jandaíra, Marina Marinho. Visivelmente feliz e emocionado, após receber a notícia do MAPA, Adriano Diógenes, em nome do Consórcio SIM SERTÃO E MAR, também agradeceu aos agricultores e produtores rurais dos quatro municípios por acreditarem no projeto. 

O agrônomo Joseraldo do Vale assumiu a diretoria administrativa do consórcio, instituído em assembleia remota, no último dia 18 de maio. Sobre o Consórcio “Sertão e Mar” Em setembro de 2019, iniciou-se uma ação pioneira no Rio Grande do Norte, visando à promoção do desenvolvimento sustentável no município de Guamaré, através da Prefeitura de Guamaré com o apoio da FETARN- Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte. 

A iniciativa teve como base um diagnóstico realizado, e que identificou como principais gargalos do setor, a desorganização da produção e a necessidade de agregação de valor aos produtos locais, além da inexistência de serviços oficiais de inspeção.


Como consequência dessa lacuna institucional, ficava até então impossibilitada à aquisição principalmente de produtos de origem animal, dentre outros, nas compras públicas governamentais, principalmente. 

A ideia do consórcio surgiu como uma solução para acelerar também o desenvolvimento econômico da região. Jornada desafiadora Para solucionar este problema da comercialização da produção nos mercado institucional e na rede de supermercados, outro caminho apontado foi criação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM. 

Percorrida uma jornada desafiadora e quase impossível, considerando as adversidades de uma situação de Pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19), os envolvidos no projeto não desistiram da caminhada e conseguiram as Leis do SIM, o Protocolo de Intenções e os demais instrumentos legais aprovados nas quatro Câmaras Municipais, tornando possível a realização da Assembleia para a instalação do Consórcio Intermunicipal de Inspeção de produtos de origem animal – SIM “Sertão e Mar”. 

O Consórcio Intermunicipal – SIM “Sertão e Mar” abrange uma população de 30.232 habitantes, sendo 14.827 na área rural, possui mais de 54 estabelecimentos rurais mapeados, nos setores de aquicultura e pesca, mel e produtos das abelhas, avicultura, suinocultura, caprinocultura, bovinocultura de leite, apresentando assim um potencial significativo para a expansão de seus mercados, por meio da implantação do serviço de inspeção municipal e a consequente formalização de seus produtos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário