Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2020

Guamaré, Jandaíra, Galinhos e Pedro Avelino criam consórcio de sanidade agropecuária.



O município de Guamaré vive um momento considerado histórico e de superação na agricultura familiar. Em meio à pandemia da Covid-19, a luta capitaneada pelo prefeito Adriano Diógenes — em favor da criação de um consórcio intermunicipal para garantir a organização do setor agrícola — ganhou a adesão dos municípios de Galinhos, Pedro Avelino e Jandaíra.

Por meio de uma vídeo conferência, foi instituído nesta segunda-feira (18) o “Consórcio de Sanidade Agropecuária – SIM Sertão e Mar”, com sede no distrito de Baixa do Meio. A Fetarn e o Sebrae-RN são parceiros da iniciativa pioneira na região.

O consórcio chega para atender a necessidade de agregação de valor aos produtos locais e formalizar o setor, incluindo a inspeção da produção dos pequenos agricultores, da pecuária e pesca. Para o prefeito Adriano Diógenes, que assume a presidência do consórcio em mais alguns dias, a informalidade no setor inviabilizava inserção da produção local nos Programas de Compras Governamentais.

“Estima-se que aproximadamente 2,5 milhões de reais deixam de ser contratados anualmente, no âmbito destes programas, como consequência dessa lacuna institucional, que impossibilita a aquisição principalmente de produtos de origem animal e das abelhas, dentre outros”, destacou o prefeito e presidente da nova entidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário