Páginas

domingo, 4 de novembro de 2018

Começou o horário de verão! Adiante seu relógio em uma hora.

Horário de verão foi adotado pela 1ª vez em 1931

Horário de verão foi adotado pela 1ª vez em 1931

O horário de verão começou à meia-noite deste domingo (4) nos 10 Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal. Os moradores das localidades devem adiantar os relógios em uma hora.

A alteração valerá até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (17), quando os relógios voltam a ser atrasados e entram em linha com o restante do país.

Estudo mostra que horário de verão não funciona

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário diferenciado por estarem localizadas mais próximas à linha do equador, onde existe uma diferença maior na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Adotada desde 1931, a medida visa gerar economia de energia, com menor consumo no horário de pico da época, das 18h às 21h. No entanto, um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou que a alteração não representa mais a mesma eficiência devido à mudança do período de maiores gastos.

Duração menor

Com 104 dias, o horário de verão 2018/2019 terá duração menor em relação ao ano passado, quando a alteração ocorreu 21 dias antes, no terceiro domingo do mês de outubro.

A alteração ocorreu devido a uma solicitação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que argumentava contra um prejuízo da mudança no dia do segundo turno das Eleições 2018.

Anac diz que passagens aéreas já consideram horário de verão

O MEC (Ministério da Educação) também solicitou por um novo adiamento do horário devido à aplicação da primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas teve o pedido negado pelo governo.

Para o ano que vem, a equipe de governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), será responsável por decidir se o horário de verão continuará em vigor.

Arte/R7

Matéria do R7

Sem comentários:

Enviar um comentário