Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Em Guamaré a saúde avança a passos largos na gestão do prefeito Hélio.

IMG_4532Segundo informações publicadas pela imprensa nacional, a saúde pública é maior preocupação da população brasileira. Uma enquete do Portal G1 RN, a saúde é apontada pelos o Guamareenses como a principal área de necessidade.
De fato a saúde pública deve ser a principal preocupação de um gestor. É pensando desta forma que o prefeito Hélio Miranda vem investindo pesado na área de saúde de Guamaré nos últimos 32 meses.
No Projeto de Lei 023/2014, que definiu a LOA-2015 (Lei Orçamentária Anual), para o ano de 2015, foram previstos R$ 24 milhões para atender as demandas e os programas implantados na área da saúde no município. Devido a esses investimentos, o Hospital Manoel Lucas de Miranda, tornou-se referência no estado, quando inaugurou o Centro Cirúrgico, passando a realizar diversos tipos de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.
No inicio do ano passado (janeiro/2015) a população do distrito de Baixa do Meio, recebeu a Unidade de Pronto Atendimento Francisca Maria da Conceição totalmente reformada e ampliada.
Guamaré ainda conta na sua rede de assistência de saúde com cinco Postos da ESF- Saúde da Família, instalados na sede do município, nos distritos e assentamentos oferecendo serviços de qualidade.
Mas a gestão não parou por aí. Em setembro do ano passado, a prefeitura, através da secretaria de saúde, implantou o Centro de Habilitação e Reabilitação funcional, oferecendo saúde e cidadania para os seus munícipes.
Todos esses investimentos transformados em serviços na área de saúde têm trazido enormes benefícios para população de Guamaré, como também para população de outros municípios vizinhos, que diariamente procuram o HMLM para utilizar dos serviços oferecidos.
Para oferecer tais serviços o HMLM conta com uma equipe de profissionais treinados e capacitados, como leitos hospitalar bem equipados e cuidados.  Conta também com uma estrutura logística de ambulâncias novas e prontas para o entendimento nos distritos e assentamentos pertencentes ao município e seus condutores devidamente treinados.
CAPACITAÇÃO.
Ainda em 2015, no mês de novembro, a prefeitura cumpriu mais um passo em relação a capacitação dos Agentes de Saúde através do programa de informatização da secretaria de saúde. Todos os agentes de saúde receberam um Tablet de ultima geração, com programas dedicados para otimizar o trabalho de campo e dá celeridade nos repasses das informações para o Ministério da Saúde. Além do recebimento dos equipamentos, os agentes passaram por treinamento visando a sua operacionalidade.
MAIS INVESTIMENTOS
Os investimentos na saúde não pararam, no final do ano de 2015, foram inauguradas outras  obras que beneficiando a população, como  o CEO – Centro de Especialidade Odontológico e as Unidades Básicas de Saúde no distrito de Baixa do Meio e no assentamento Santa Maria III.
RECONHECIMENTO
No inicio de dezembro de 2015, a FIRJAN divulgou a edição 2015, ano base 2013, do IFDM,  índice da federação  que mede o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros. E mais uma vez a área da saúde de Guamaré se destaca com índices que comprovam que o município continua evoluindo quando trata de oferecer saúde aos seus munícipes. O índice é um reconhecimento dos altos investimentos que são realizados nesta área.
A área da saúde foi classificada no IFDM  como ” alto desenvolvimento”  a obter um índice superior a 0,8 pontos. Nesta edição área de saúde alcançou o índice de 0.8679, evoluindo em comparação com o índice da edição anterior quando obteve 0,8273.
Tudo isso mostra que saúde, em Guamaré só cresce e avança cada vez mais a passos largos, e esse crescimento só é possível pelo o fato do município ter uma gestão focada com a saúde, o bem estar e desenvolvimento do seu povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário