Uma pesquisa do Ibope realizada em dezembro passado e divulgada na última semana, revela que os meios digitais ganham força como fonte de informação para tomada de decisão de voto pelo eleitor. E esse crescimento se dá em paralelo à queda da importância das conversas cara-a-cara com amigos e parentes.
A pesquisa mostra que nas eleições municipais de 2008, 47% dos eleitores diziam que conversa com familiares e amigos era muito importante para a tomada de decisão sobre o seu voto. Em dezembro de 2015, esse número cai para menos da metade: 22%.
A força da internet
Por outro lado, o número de brasileiros que afirmam utilizar a internet como meio de informação para assuntos eleitorais passou de 3% para 14% — sobretudo entre jovens: 22% entre eleitores de 16 a 24 anos e 17% entre eleitores de 25 a 34.
Redes Sociais
Facebook, Twitter e WhatsApp, nem citadas em 2008, são mencionadas por 5% da população. Para quem tem idade de 16 a 24 anos, redes sociais representam 8% das fontes de informação para escolher um candidato e 9% para quem tem de 25 a 34 anos.
Blogs e redes sociais
Juntas essas duas fontes de informação (blogs e redes sociais) somam 19% e ficam no mesmo patamar de rádio (18%), propaganda eleitoral oficial (19%) e, claro, da conversa com amigos e parentes (22%). Também permanecem acima dos jornais e revistas, que tinham 12% em 2008 e agora somam 10%, mas ainda abaixo da televisão, que de 48% em 2008 agora tem 51%.
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